Trabalhadores na educação aprovam a permanência de Shirlean na Semed

Continua depois da publicidade

Flexibilidade e Habilidade na gestão são qualidades do novo secretário.

Por Francesco Costa, da Redação

Passados 30 dias da queda da então Secretária Municipal de Educação, Francisca Ciza (PSDB), ainda se especula sobre o nome de seu sucessor.

ShirleanContinua na cadeira, interinamente, Shirlean Rodrigues da Costa, que assumiu a vaga em um momento de crise dado ao fato da greve que durou cerca de 20 dias. Apesar do momento crítico, Shirlean caiu no gosto dos trabalhadores e servidores da educação ao equacionar os dias da greve e concluir a negociação da pauta apresentada pelos grevistas.

“Ele foi coerente e dispôs a conversar com a categoria de forma técnica, beneficiando tanto o governo como a categoria”, disse o professor Marcos, salientando que o secretário sentou com o COMEPA (Conselho Municipal de Educação de Parauapebas) e discutiu assuntos de interesses da classe.

Coordenadores do Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública), Fábio Santos e Márcia Quaresma comungam a mesma opinião e torcem pela permanência de Shirlean por entender que, de forma técnica, defende os trabalhadores da categoria.

Na opinião da professora Vânia Almeida, Shirlean, tem o preparo adquirido na área administrativa em uma grande empresa e já demonstrou atenção aos problemas da classe quando, mesmo sem fazer parte da secretaria municipal de educação, ouviu os coordenadores do movimento em período de greve. “Torço para que o Shirlean fique, pois é alguém que sabe conversar com as pessoas como já provou”, diz ela.

Veterano na educação em Parauapebas, o professor Jesse James, avalia ter sido uma excelente escolha o nome de Shirlean, e cita sua ativa atuação como administrador, e o fato da pouca manifestação contra sua permanência na pasta.

“Precisamos de alguém que interaja com a categoria, e ele tem demonstrado a flexibilidade e habilidades necessárias para isto”, avaliou Jesse James, enfatizando ser necessário a permanência de Shirlean na pasta para, de acordo com sua opinião, mostrar sua capacidade de gestão.

Nossa equipe de reportagem entrevistou em off vários professores e servidores da educação pública que não quiseram gravar entrevistas com medo de retaliações futuras. Maioria absoluta deles se declarara a favor da nomeação de Shirlean como Secretário Municipal de Educação; alegando o fato deste precisar de mais tempo para desempenhar bem sua gestão que, segundo eles, começou no caminho certo.

Indicações – Por se tratar de um cargo político outros três nomes são cogitados para suceder a recém exonerada secretária municipal de educação, Francisca Ciza: Francisângela Rezende (PMDB), Juliana (PSDB) e Rui (PT).

De acordo com entendedores da política local, a nomeação da ex vereadora Francisângela, para a pasta, significaria o retorno das “viúvas de Bel Mesquita” que se dispersaram e de novo se ajuntariam e articulariam a ressurreição da ex-prefeita que continua politicamente “em queda livre”.

É visível o desgaste de Juliana que, além de ser, segundo fontes, uma indicação do ex-vereador Faisal Salmen, enfrenta muitas reclamações no exercício da atual função que exerce, assessora no gabinete do prefeito. Para alguns, se ela já apresenta ares de arrogância sendo apenas assessora será ainda mais se tornando titular de uma pasta.

Quanto a Rui, seu partido torna pouco provável sua nomeação, levando em conta ser ainda, segundo vozes experientes da política local, muito cedo para um casamento entre reconhecidos rivais na política local.

42 comentários em “Trabalhadores na educação aprovam a permanência de Shirlean na Semed

  1. Gilberto Santos Responder

    Resposta para todos: Em 4 anos de Parauapebas já vi muita coisa acontecer, citações que só acontecem em Parauapebas. Prefeitos imperfeitos, vereadores desvairados, Secretários “empolgados” e até o povo, quem deveria ter discernimento sobre questões da sociedade, de sua própria vivencia. A ausência de politicas publicas, arte, esporte, lazer e segurança. comunga de uma cultura em marcha lenta em uma cidade de população heterogênea. É muito custoso encontrar pessoas com caráter e dignidade hoje em dia, -todos dizem ser “dignos, competentes e honestos”, lamentamos quando os mesmos não o são, porem o retardo que causa ao município é grande. Esta cidade agora é minha o lugar que eu e muitos outros de vários lugares do pais escolheram para morar, por opção, trabalho, ou quaisquer outro motivo. Vamos parar de defender bandeiras para beneficio próprio e levantar a bandeira de uma cidade que se chama Parauapebas e acreditar em um futuro melhor.

  2. ZEZINHO DO PSOL Responder

    NAO PODEMOS SER PESSIMISTA QUANTO A CAPACIDADE DE ADMINISTRAR DE SHIRLEAM. POIS ACREDITO TAMBEM NA CAPACIDADE DO RAPAZ ESTUDEI COM ELE NO COLEGIO EDUARDO ANGELIM.E TAMBEM, UM PIONEIRO DE PARAUAPEBAS E SONHA EM VER NOSSA CIDADE MELHORAR. PARA ADMINISTRAR BEM BASTA TER HUMILDADE E SAIR DO GABINETE OLHAR DE PERTO TODOS OS PROBLEMAS DE NOSSAS ESCOLAS.TODO HOMEM PUBLICO DEVERIA TER A ACLAREZA E A CONSIENCIA DE QUE TEM QUE DOAR 24 HORAS DO SEU TEMPO PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DA SOCIEDADE AINDA MAIS EM PARAUAPEBAS QUE SAO TANTOS,CADA PREFEITO QUE PASSA DEIXA A CIDADE AINDA MAIS CONDENADA COM OBRAS SEM QUALIDADE.

  3. KARLA Responder

    LEONARDO, PARABÉNS POR SUAS PALVRAS…FAÇO MINHAS TODAS ELAS…É ISSO MESMO, VAMOS DAR TEMPO PARA SHIRLEAN MOSTRAR SEU TRABALHO COMO ELE VEM FAZENDO E MUITO BEM POR SINAL…..ELE É CAPAZ DE TRANSFORMAR PARA MELHOR A NOSSA EDUCAÇÃO.

  4. adonete Responder

    É ISSO AI CARA, NÃO DER OUVIDOS A BOATOS REALIZE SEU TRABALHO E MOSTRE QUE É CAPAZ, BOA SORTE E QUE DUES TE PROTEJA POIS VC VAI PRECISAR MUITO DA AJUDA DE DEUS PRA LIVRAR DOS JUDAS.

  5. Leonardo Responder

    Esse e melhor, esse e pior, pelo amor de deus, nao e uma pessoa sozinha que administra uma secretaria, além disso deveríamos torcer para fosse uma pessoa de bem, competente e honesta, quesito que esta em falta nos currículos que estão disponíveis. Que tal darmos um tempo ao cara, ai depois criticamos? E muito fácil criticar, agora tirem os seus rabos gordos das suas poltronas confortáveis e vão fazer alguma coisa pela sociedade e parem de ser hipócritas.

  6. wss Responder

    pode ser bom la na ADM ja na educacao sei nao. Ha pessoas mais aptas ao cargo, por isso esse governo do velhote está como está…

  7. Cauan Piri Responder

    Bom,se o Shisrlean ( aff que nome heim), não der conta do recado, nos resta trazer profissionais de São Paulo, Minas Gerais, Etc. Porque por aqui… hum sei não! Não vejo compentência profissional para educação.

    • luan Responder

      Eu sei que a dor de cotovelo de vcs é grande.eu ja vi de tudo nessa vida,ja vi professor ser Prefeito, já vi metalúrgico ser Presidente,ja vi palhaço ser Deputado, e porque um administrador não pode ser secretário de educação? gente vcs são da linha do contra,ou são petista, não me digam que Juliana seria o melhor nome e nem Rui, pelo amor de Deus,
      eu ja esou sabendo que Shirlean por sinal um nome diferente e bonito,ja fez coisas naquela secretária que a CIZA não fez em 5 meses,quero que Shirlean fique p quebrar uma castanha na boca de todos vcs.Ele será o melhor secretário dos ultomos tempos.

      • AC Responder

        Isso ai, o ultimo prefeito era professor, todos devem lembrar. Agora me digam, qual o resultado da gestão dele? A Ciza tb era, e quel o resultado da gestão. Tudo bem, não vamos generalizar, mas, pq não dar uma oportunidade para o Gestor nato.

    • KARLA Responder

      AFF QUE NOME NÃO É MESMO?NOME CAUAN QUE VC NEM SABE ESCREVER CORRETAMENTE…O NOME DELE É SHIRLEAN, E O QUE TEM DE ERRADO COM O NOME DELE?É UM NOME DIFERENTE COMO MUITOS OUTROS POR AÍ…E FIQUE CERTO QUE ELE VAI ENTRAR PRA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃ DE PARAUAPEBAS E MODELO NO ESTADO…AGUARDE E VERÁ COMO ELE EXTREMANENTE CAPAZ DE DESENVOLVER UM EXCELENTE TRABALHO MESMO NÃO SENDO UM PROFISSIONAL A EDUCAÇÃO E TENHO CERTEZA QUE NÃO SERÁ PRECISO TRAZER GENTE DE OUTROS ESTADOS PARA ASSUMIR A SECRETARIA.

    • AC Responder

      AFF QUE NOME NÃO É MESMO?NOME CAUAN QUE VC NEM SABE ESCREVER CORRETAMENTE…O NOME DELE É SHIRLEAN, E O QUE TEM DE ERRADO COM O NOME DELE?É UM NOME DIFERENTE COMO MUITOS OUTROS POR AÍ…E FIQUE CERTO QUE ELE VAI ENTRAR PRA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃ DE PARAUAPEBAS E MODELO NO ESTADO…AGUARDE E VERÁ COMO ELE EXTREMANENTE CAPAZ DE DESENVOLVER UM EXCELENTE TRABALHO MESMO NÃO SENDO UM PROFISSIONAL A EDUCAÇÃO E TENHO CERTEZA QUE NÃO SERÁ PRECISO TRAZER GENTE DE OUTROS ESTADOS PARA ASSUMIR A SECRETARIA.

  8. Jose Carlos almeida Responder

    Não sei o porquê de tanta “rasgação de seda” pro sr Shirlen, se o mesmo sequer possui formação na área. Há em Parauapebas educadores competentes que poderiam assumir a pasta. A profª JULIANA, adjunta da chefia de gabinete é um exemplo, mas existem outros de igual competência técnica. A SEMED há de ser ocupada por um PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO!

    • AC Responder

      Srº José, um secretário tem que entender de gestão, então, pq não um Administrador que entende de educação. Vamos abrir a mente, em time que esta ganhando não se modifica.
      O importante é que já melhorou e pode melhorar ainda mais.
      É minha opinião.

    • Roberto R Responder

      Vc fala com se alguma formação acadêmica resolvesse algo. Estupidez ! Já passaram tantos doutores e nada.

  9. Anônimo Responder

    Esse Shirlean parece milagroso, pois resolver todos os problemas da Educação em menos de um mês. Ele deveria então rodar em todas as outras secretarias da Prefeitura e resolver o caos em que se encontrar….
    Ao povo realmente pão e água basta!!!!!!

    • Liliane Responder

      Ele não é milagroso não, ele é filho do todo poderoso acredito eu,pra cair na graça do povo e ter essa reperscursão o homem deve ser bom mesmo. segundo irformações de algumas pessoas ele foi uns dos melhores funcionários da empresa que trabalhou, vindo a ser gerente,e é formado em administração, concordo com esse Luan qdo diz que ja viu de tudo até palhaço ser deputado,um metarlugico ser presidente.

  10. Anônimo Responder

    Eu prefiro alguém da área da educação, mesmo que Shirlean seja competente, mas na área dele. De educação ele não entende nada. Portanto, não o aprovo para ser secretário de educação.

    • deusalina maria Responder

      Pra fazer o mesmo que a francisca cisa fez?se tinha uma pessoa que podia ajudar o municipio na educação seria ela,mais o que ela fez?nada,nada,muito pelo contrario fez foi piorar a situação da educação sem contar que em sua administração a secretaria estava em colapso por sua mal administração,já tava na hora do governo acorda com essa senhora.
      sem mais!!!

    • KARLA Responder

      PARA VC ANÔNIMO OU ANÔNIMA QUE NEM CORAGEM TEM DE SE IDENTIFICAR AQUI, QUAL É O PODER QUE VC TEM MESMO PARA APROVAR OU NÃO A PERMANÊNCIA DESSE OU DAQUELE SECRETÁRIO NO ATUAL GOVERNO?QUE EU SAIBA O PREFEITO CHAMA-SE WALMIR QUEIROZ MARIANO E ELE TEM O PODER E A AUTONOMIA DE COLOCAR À FRENTE DE QUALQUER SECRETARIA QUEM ELE QUISER E NÃO PRECISA PEDIR APROVAÇÃO DE QUEM QUER QUE SEJA, NÃO É MESMO?SE EU NÃO ESTOU ENGANADA QUANDO UM PRESIDENTE É ELEITO POR EXEMPLO ELE NÃO PEDE A APROVAÇÃO DE NINGUÉM PARA FAZER SUA EQUIPE DE GOVERNO E SENDO ASSIM NOMEAR SEUS RESPECTIVOS MINISTROS POR EXEMPLO PARA COMPÔR CADA MINISTÉRIO….PORTANTO, SENDO ASSIM EU CONCLUO QUE O NOSSO ATUAL PREFEITO É QUE DECIDE SE ELE FICA OU NÃO…E ATÉ ONDE EU SEI O ATUAL SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ESTÁ LÁ PORQUE NINGUÉM MAIS E NINGUÉM MENOS DO QUE O PREFEITO DECIDE SE ELE FICA OU NÃO….NÃO BASTA SER SÓ DA EDUCAÇÃO PARA DESEMPENHAR UM EXCELENTE PAPEL NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO,ANTES DE TUDO TEM QUE SER HUMANO COMO SHIRLEAN É COM A POPULAÇÃO…..

  11. Anônimo Responder

    … os comentários defendendo o secretario interino, parece encomendado., mas e claro que ele vai fazer o que puder para se manter a frente da pasta.

    • ADRIANA Responder

      SHIRLEAN NÃO PRECISA MANIPULAR NINGUÉM E MUITO MENOS COMENTÁRIOS AO SEU FAVOR MEU CARO OU MINHA CARA, QUE NEM CORAGEM DE COLOCAR O SEU NOME AQUI TEVE…OS COMENTÁRIOS SÃO VERDADEIROS E NÃO MANIPULADOS…AFINAL, ELE NÃO PRECISA DISSO, VISTO QUE ELE É UMA PESSOA DE PLENA CONFIANÇA DO PREFEITO PARA ASSUMIR A PASTA E QUEM É MESMO O ATUAL PREFEITO?

  12. Marcia Responder

    Gostaria de esclarecer a todos e, principalmente ao Sr. Francesco que os Coordenadores do SINTEPP em momento algum da entrevista, disseram torcer pela permanência de Shirlean na Secretaria de Educação. O que foi dito é que queremos o melhor para a Educação de Parauapebas. E, ainda ressaltamos que só entende de EDUCAÇÃO quem está em sala de aula e, o sr Shirlean não tem essa experiência. Todos nós sabemos disso, pois o mesmo veio de uma gerência logistica

    • Anonimo Responder

      Se somente educador entendesse de educação não estaríamos vivenciando o caos na educação que temos hoje em Parauapebas. Sou educadora e já acompanhei o trabalho das pessoas indicadas e afirmo que não podem ser consideradas como exemplos de educadores. Juliana não é bem vista como professora, diretora e menos ainda na função que exerce atualmente na prefeitura. Francineide não sabe o que é uma sala de aula, tenho mais de 15 anos como educadora e nunca a vi dando aula. Rui assumiu a Sede para arrumar a educação estadual e o que estamos presenciando é um caos ainda maior, nunca vi tanto erro na lotação dos professores e alunos sem aula.
      Portanto, acredito ser a hora de dar a oportunidade a quem está demonstrando competência e humildade para trabalhar tratando o professor como gente, coisa que eu nunca vi neste municipio.

  13. K.A Responder

    FAÇO MINHAS TODAS AS PALAVRAS DITAS NO COMENTÁRIO DE LAURA…..ABSURDO NÃO É…ABSURDO É VC NÃO SER INFORMADO ANTES SABER O HISTÓRICO DESSA PESSOA E SAIR CRITICANDO SEM FUNDAMENTAÇÃO…PRA VC QUE NÃO DEVE SABER, ESSE ATUAL SECRETARIO FOI VENDEDOR SIM, FOI TÃO BOM VENDEDOR QUE LOGO ASSUMIU A GERÊNCIA NA MESMA EMPRESA “QUE É CONSIDERADA UMA DAS MAIORES DA REGIÃO”…E PRA SER SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO NÃO É OBRIGATÓRIO SER SÓ PROFESSOR COM GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA…SHIRLEAN É FORMADO EM ADMINISTRÇÃO COM PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA…PARA TODOS QUE VIVEM PRA FALAR MAUUUU DA VIDA DOS OUTROS E NÃO TEM CAPACIDADE NENHUMA NA VIDA PARA CHEGAR ONDE ELE ESTÁ….SERÁ QUE TÁ BOM PRA VCS QUE VIVEM CRITICANDO?AFINAL, QUAL É FORMAÇÃO DE VCS MESMO?

  14. AC Responder

    Parabéns ao nosso Prefeito Valmir, esta foi uma ótima escolha. Não desmerecendo os outros nomes, o Shirlean é a escolha mais acertada para tirar a SEMED do “buraco”, a secretária estava largada e muito engessada, era uma bagunça. Foi impressionante e visível a todos que em menos de uma semana a frente, o Shirlean colocou a casa em ordem, se ele fez isso em tão pouco tempo, imagino que com a permanência nossa educação se tornara modelo de referencia no estado.
    Esta experiência que ele já tem área, somado a sua visão de Administrador com toda certeza surtirá muito efeito.
    Mais uma vez, parabéns ao nosso prefeito, e ao Shirlean desejo muito boa sorte e uma gestão de qualidade.

  15. universitaria Responder

    Ainda bem que o PSDB está satisfeito com a escolha, segundo o comentarios, por mais que o Chirlean seje do PSD, ele contempla a pasta, pela sua postura e respeito pelos demais.

  16. universitaria Responder

    Que bom que o prefeito acertou dessa vez em escolher o Chirlean como secretario de Educação e um tecnico de muita experiência para a diretoria administrativa e financeira, pois o mesmo já foi essa função em nivel estadual. Parabens prefeito, acreditamos que agora a coisa anda.

  17. universitaria Responder

    O compromisso com a educação é o que faltava n
    a semed, shirlean e sua equipe técica vai fazer uma gestao com responsabilidade e dará resposta a sociedade e dará resultados para o governo muito positivo, pois ja demonstra isso visitado as escolas e planejado ações positivas, com sua experinecia de Adminastrador fará motivação aos servidores e teremos uma Educação que merecemos é uma escolha muito coerente, parabens Prefeito,

  18. universitaria Responder

    A flexibilidade e a habilidade vem do equilibrio e respeito que o Chirlean tem pelo ser humano, e admiravel a sua postura e a vontade de conduzir essa secretaria da forma inteligente e sabia para melhores resultados. A sua permanência na pasta é de bom agrado para os educadores e conserteza será para o governo, pois trará paz para essa pasta,

  19. Anônimo Responder

    Particularmente acredito que pelo bom relacionamento do prefeito com a ex. Secretaria Francisângela Resende, se ele tiver força pra escolher. será ela.

  20. Rogerio Responder

    Rui não tem Nei partido e nuca foi Nei filiado na sua vivida si mim mostra a filiação do rui pode busca o dinheiro na rua Paulo Afonso 54 bairro da paz.

    • AC Responder

      ABSURDO é uma pessoa falar algo sobre alguém sem antes saber da história, sem ter conhecimento de causa.
      Este é vc Thiago, se apresentando com uma pessoa fraca de argumentos. Não te critico, pois não te conheço, só estou relatando o fato, ou estaria cometendo o seu mesmo erro.

    • LAURA Responder

      ABSURDO NÃO É…ABSURDO É VC NÃO SER INFORMADO ANTES SABER O HISTÓRICO DESSA PESSOA E SAIR CRITICANDO SEM FUNDAMENTAÇÃO…PRA VC QUE NÃO DEVE SABER, ESSE ATUAL SECRETARIO FOI VENDEDOR SIM, FOI TÃO BOM VENDEDOR QUE LOGO ASSUMIU A GERÊNCIA NA MESMA EMPRESA “QUE É CONSIDERADA UMA DAS MAIORES DA REGIÃO”…E PRA SER SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO NÃO É OBRIGATÓRIO SER SÓ PROFESSOR COM GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA…SHIRLEAN É FORMADO EM ADMINISTRÇÃO COM PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA…SERÁ QUE TÁ BOM PRA VC?AFINAL, QUAL É SUA FORMAÇÃO MESMO?

Deixe seu comentário

Posts relacionados