Corpo de Bombeiros oferece estágio de requalificação profissional em vários municípios

Continua depois da publicidade

Da Agência Pará de Notícias

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará está oferecendo o estágio de requalificação profissional para o efetivo da corporação. O estágio é coordenado pela Diretoria de Ensino e Instrução e proporciona aos militares aulas de atendimento pré-hospitalar, salvamento veicular, salvamento em poço e técnicas de combate a incêndios urbano e rural. A requalificação da tropa iniciou no dia 21 de janeiro, nos quartéis de Belém e Parauapebas e vai continuar nos quartéis do 5º Grupamento Bombeiro Militar (GBM), em Marabá, e 10º, em Redenção, no período de 25 de fevereiro a 2 de março.

Também receberão a formação os bombeiros dos quartéis do 14º GBM, em Tailândia, e 8º GBM, em Tucuruí, nos períodos de 4 a 9 de março. O 3º sargento BM Barata, que foi um dos instrutores do estágio de requalificação no quartel do 11º SGBM, destacou. “A requalificação de tropa é extremamente importante, pois são repassados conhecimentos imprescindíveis para atuação ou intervenção de um acidente com técnica, segurança e qualidade”, comentou.

De acordo com o sargento, a requalificação de tropa está transmitindo vários conhecimentos técnicos na área de atendimento pré-hospitalar e salvamento, dando ênfase ao trauma, principalmente nos acidentes automobilísticos, ocorrência que cresceu muito nos últimos anos.

Para o 3º sargento J. Santos, que também trabalhou como instrutor, a requalificação tem objetivo de repassar conhecimento das novas técnicas de salvamento para os militares e, com isso, despertar ainda mais a responsabilidade durante o serviço. “O conhecimento repassado na requalificação de tropa é uma oportunidade de crescimento para o nosso efetivo”.

Em Parauapebas, a formação foi oferecida para 25 militares e teve apoio de dois agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte; dois agentes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil; e seis agentes da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o comandante do 10º SGBM/I, o estágio foi de fundamental importância para a requalificação da tropa e adestramento da guarnição durante as ocorrências, bem como a participação de outros órgãos que estão ligados diretamente com a população e que poderão contribuir em muito com a atuação das guarnições durante as ocorrências.

O estágio de requalificação também foi realizado no período de 24 a 29 de janeiro, no quartel do 7º Grupamento Bombeiro Militar, sediado em Itaituba, e contou com a participação de alguns convidados dos órgãos que compõem a segurança pública no município (Exército Brasileiro, Detran e Samu). Dentre os assuntos abordados destacaram-se: atendimento pré-hospitalar, salvamento veicular, produtos perigosos e salvamento em poço.

Os alunos tiveram, além da parte teórica, a prática, podendo assim vivenciar o mais real possível às ocorrências, envolvendo veículos com vítimas presas em ferragens e os procedimentos de resgate das mesmas. No encerramento do período de requalificação no 7º GBM foi realizado um simulado em via pública da cidade, com múltiplas situações que precisariam do atendimento do Corpo de Bombeiros, como: incêndio em veículo, acidente com motociclista e acidente envolvendo ônibus com várias vítimas.