Curso de capacitação treina servidores do legislativo no uso de novas ferramentas tecnológicas

Continua depois da publicidade

Cerca de 60 servidores participaram do cursoCapacitar os servidores no uso de um software gratuito e open source (código fonte aberto), este foi um dos principais objetivos do curso de LibreOffice, ministrado aos servidores da Câmara Municipal de Parauapebas. O treinamento, realizado entre os dias 24 de setembro e 03 de outubro, habilitou os servidores no uso da nova ferramenta.

O LibreOffice, um pacote de ferramentas de produtividade semelhante ao Microsoft Office, é composto pelo processador de texto (whiter), processador de planilha (calc), ferramenta de apresentações (impress), ferramenta para desenho vetorial (draw) e ferramenta para cálculos matemáticos (math).

De acordo com o analista de sistemas da Câmara Thiago Luiz, a substituição vai isentar o legislativo do gasto com licença de utilização, e adéqua ao formato de documentos utilizados nos órgãos públicos federais. “Qualquer pessoa pode fazer o download do aplicativo gratuitamente e modificá-lo como quiser”, ressalta Thiago.

Mudança

Segundo a instrutora do curso Caroline Costa, a principal dificuldade dos alunos quanto a mudança de aplicativo do pacote Microsoft Office para o LibreOffice é utilizar o desconhecido. “As pessoas são muito resistentes ao novo e isso acaba atrapalhando na utilização de ferramentas diferentes”. Ainda segundo a instrutora, a partir do momento que se conhece as ferramentas do novo programa, sua aceitação é imediata.

Para a assessora parlamentar Francely Figueiredo, é fundamental a Câmara investir em capacitação para os seus servidores. “Sem o curso eu não teria como utilizar o programa”. Francely disse ainda que o novo sistema é muito bom e acrescentou, “as aulas foram práticas e fáceis, adquiri novos conhecimentos”.

Principais vantagens do Libre

É gratuito; possui compatibilidade com o OpenDocument (formato de documentos aberto e compatível com as aplicações livres); tem compatibilidade com o Microsoft Office; possui instalador menor; funciona em diversos sistemas; é completamente traduzido para o português e tem interface semelhante ao Office 2003 da Microsoft. Ascom/CMP/Rosiere Morais.