Parauapebas e a UNIFESSPA

Continua depois da publicidade

A informação de que Parauapebas teria sido excluída do texto final do projeto de criação da UNIFESSPA – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará ainda está causando reboliços na Secretaria de Planejamento de Parauapebas, indicada pelo prefeito Darci para estar a frente desse projeto.

Segundo o sub-secretário Leônidas Mendes o que houve foi um lamentável engano na hora de ler o projeto. Léo afirmou agora a pouco ao Blogger que entrou em contato com a UFPA e que lá desconhecem a exclusão de Parauapebas. Segundo a UFPA houve um erro no cerimonial do evento de lançamento ocorrido ontem em Brasília pois foi lido o projeto do então deputado Haroldo Bezerra, onde Parauapebas não figurava com um dos municípios contemplados como campus da UNIFESSPA.

Leônidas Mendes disse ter participado de várias reuniões no MEC e que recebera uma minuta do decreto onde Parauapebas estava relacionada.

Atualização às 14 horas
Agora é definitivo, o MEC alterou na última hora o decreto de criação da UNIFESSPA e retirou Parauapebas da relação de municípios que receberão o campus. A explicação fornecida é de que Parauapebas já conta com a UFRA e não havia a necessidade de outra Universidade Federal. Segundo a coordenação da UFPA só há uma maneira para que Parauapebas volte a ser relacionada, alterando o decreto. Prefeitura Municipal de Parauapebas, UFPA e estão tentando explicar o mal entendido ao MEC que alega não ter recebido da UFRA a disposição de compor com a UNIFESSPA. No lugar de Parauapebas foi incluído o município de Santana do Araguaia.

15 comentários em “Parauapebas e a UNIFESSPA

  1. anônimo Responder

    Os vereadores de Parauapebas parecem que vivem em outro planeta, ou melhor, parece que não temos representantes. Esses políticos daqui são muito incompetentes!!! Ninguém aguenta mais fazer ZOOTECNIA, paciência!!!
    Os estudantes de Parauapebas ainda são obrigados a fazer o PRISE em Marabá, pode uma coisa dessas? Ninguém faz nada pelos estudantes. Cadê a UGESP a UMESPA? Os estudantes precisam se manisfestar o mais rápido possível, acordem!!!

  2. michelle Responder

    que legal a mínima esperança que nós tinhamos de obter um investimento de verdade em educação e não ter que ir embora da cidade pra estudar foi-se descarga abaixo.. muito obrigada preveito e vereadores… valeu mesmo, seus ladrões

  3. Marcos cardoso Responder

    Não culpo os Politicos da cidade, o prefeito ja tem formação academica, os vereadores estão muito rico, e se quiserem estudar podem ir pra qualquer lugar do mundo. Isso é para o povo acordar pra vida e votar em pessoa da cidade. Na região sul do pará existe mais força na bancada do Pará em Brasilia do que o Sudeste, lá eles não tem Vale, aqui tem, mais qual a diferença, ate hj isso não contribui em nada pra educação, só contribuiu mesmo pra arrecardação propria dos administradores da Prefeitura. Depois que acabar esse Governo quero so ve se ainda veremos em nossa cidade esses Politicos. Enquanto isso a gente que ainda não temos curso superior, e não temos condições para sair daki pra estudar em outra cidade, ficamos na torcida do sonho do curso superior de qualidade. Sou a favor da divisão. Corrupção haverá, e onde não há, mais que vai ser melhor pra nossa região vai, e pro Brasil, o Brasil precisa desse estado.

  4. Anônimo Responder

    Ainda existem educadores que são contra a divisão do estado, nós enquanto segundo maior município exportador do país, somos relegados a gentinha, nem de um campus universitário, parece, que somos dignos. Vamos combinar, é uma vergonha ser for verdadeira essa alteração do decreto.

  5. Direto de Canaã Responder

    Prezados diante disso ainda tem gente contra o SIM? Está na hora de reverem seus conceitos… Isso só prova mais uma vez a importância que temos para o governo do estado… SIM para que situações como essa não aconteçam mais….

  6. Revoltado Responder

    Meus amigos, isso só tem um nome, falta de força política em nosso município. Onde estao aqueles que se intitulam defensores de Parauapebas,onde foi parar nossa Secretaria e ex Deputada Bel? Nosso omisso e fraquíssimo Deputado Milton, sem falar nesse Prefeitinho que se diz Educador. O povo tem os governantes que merecem…Brincadeira, até parece Piada…Triste…

  7. Elane Soares Responder

    Aonde foi o erro, não ouve negociação ou foi falta de desempenho da parte dos representante políticos? Bem o que se sabe é que mais uma vez ficamos sem a universidade ,assim não tem progresso, votamos ao ponto zero.

  8. Roberto Leão Responder

    Absurda a situação. Não é possível que Parauapebas com todo o impacto que possui na economia do Estado passe por isso. Uma pena, espero que a bancada do Estado e os políticos de Parauapebas se posicionem a favor da criação da UNIFESSPA.

  9. José Omar Responder

    Caro Zé Dudú:
    Diante de assunto tão relevante, alguns esclarecimentos são necessários para uma melhor compreensão do processo de criação da tão almejada Unifesspa.
    A solenidade de ontem em Brasília, com a participação de várias lideranças acadêmicas e políticas, dentre estas a própria Presidente Dilma, foi um evento de cunho político e não técnico, oportunidade em que a presidente anunciou, em linhas mais ou menos gerais, seu projeto de governo em relação ao ensino superior, com ênfase a intenção de criação de novas universidades federais e centros de ensino técnico por todo o Brasil, correspondente a segunda fase do REUNI, programa iniciado no governo Lula e que possibilitou a implantação de 13 universidades federais em seus dois mandatos, dentre as quais a UFOPA ,aqui no Pará, com sede em Santarém.
    Materializada a vontade política, dá-se inicio a um longo processo, que inclui a inclusão do programa no próximo PPA, em uma das próximas LDO e LOA e a elaboração e encaminhamento, pelo Executivo, de Projetos de Lei individualizados para cada uma das universidades, com tramitação ordinária no Congresso.
    Portanto, carece de fundamento a informação de que o MEC “alterou na última hora o decreto de criação da UNIFESSPA e retirou Parauapebas da relação de municípios que receberão o campus”, tendo em vista que não será por decreto que ela será criada.
    Por outro lado, é verdade que se faz imprescindível que a direção da UFRA aceite a inclusão de sua unidade descentralizada de Parauapebas (e das eventualmente existentes na área de atuação da futura Unifesspa) para que esta venha a ser criada, nos moldes da UFOPA, através do desmembramento do campus de Marabá da UFPA e de unidades da UFRA.
    Sem essa anuência, a inclusão do município de Parauapebas como campus da Unifesspa torna-se possibilidade bastante remota, visto já existir o campus da UFRA (em fase adiantada de construção) no município, o que contrariaria uma das normas técnicas adotadas pelo MEC para implantação de campi, que é a de um campus federal por município (com o porte de parauapebas,evidentemente).
    É fato público que a direção atual da UFRA discorda peremptoriamente desse novo processo de desmembramento, sob a compreensível alegação de “esvaziamento da autonomia” da instituição. Em seus quadros acadêmicos foram muitas as resistências ao processo de desmembramento para a criação da UFOPA, o que acabou acontecendo sob a premissa de que seria “a última vez”.
    Como o único campus a ser implantado no Pará (pela UFPA), na etapa que se inicia do REUNI é o de Paragominas, fica essa verdadeira “sinuca de bico” para nossa elite político-administrativa resolver.
    Um abraço,
    José Omar

  10. Clayton Santos Responder

    Ou os politicos da cidade mostram o poder economico que temos e solicitem a inclusão do campus urgente aqui ou a massa estudantil da cidade faça protestos.Sacanagem isso.
    Alguns idiotas certamente irão culpar o governo estadual e alguns aproveitadores irão nesse embalo dando coro erradamente para a separação.

  11. ERNESTO Responder

    Bom essa notícia é péssima, pois a UFRA só oferece dois cursos em Parauapebas e não atende a demanda do município, a nova universidade seria um grande passo para melhorar a situação sociocultural de Parauapebas…Enfim, acredito que nem tudo está perdido, aqueles que estão no poder em Parauapebas, precisam pressionar o governo federal, acredito que somente assim a situação mude. Nossos jovens precisão ser beneficiados com mais essa instituição de ensino.

Deixe seu comentário

Posts relacionados