Vinte famílias beneficiárias do Alto Bonito já assinaram o contrato

A assinatura continua amanhã, no Ginásio Poliesportivo. A entrega da segunda fase do empreendimento está prevista para até 5 de julho
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Foi iniciada nesta quarta-feira (20), assinatura de contrato entre as famílias beneficiadas pela segunda fase do Residencial Alto Bonito e a Caixa Econômica Federal. Até o momento, 20 famílias já assinaram o documento. Na quinta-feira (21), as equipes de técnicos e servidores continuarão recebendo os beneficiários das 8h às 18h, no Ginásio Poliesportivo, bairro Beira Rio.

Prefeitura de Parauapebas, Caixa e Ministério das Cidades farão a entrega de 1.392 unidades habitacionais de interesse social para famílias de menor renda do município em situação de vulnerabilidade social, ou seja, que vivem em situações de risco ou em moradia inadequada. A entrega das unidades está prevista para ocorrer até 5 de julho.

Para que fosse possível garantir os imóveis às famílias ainda este mês, a prefeitura municipal intensificou o ritmo de trabalho para realizar todos os procedimentos obrigatórios no menor tempo possível e, graças ao esforço da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), todas as ações estão sendo desenvolvidas conforme o previsto.

O sorteio das unidades ocorreu em 29 de maio deste ano no auditório da prefeitura municipal. O procedimento, que é de caráter técnico, foi conduzido pela Caixa que utiliza um aplicativo desenvolvido exclusivamente para realizar sorteios de unidades de programas habitacionais.

O sorteio utiliza o sistema randômico para vincular os nomes dos beneficiários às unidades, o que significa que a distribuição é feita aleatoriamente, exceto quando se tratam de beneficiários portadores de necessidades especiais. Eles recebem unidades com acesso facilitado, geralmente no térreo dos prédios.

A Sehab promoveu ainda, de 11 a 18 deste mês, o checklist: vistoria feita pelos futuros moradores, acompanhados por servidores, que conferem a estrutura das unidades.

Na última segunda-feira (18), todos os beneficiários foram convocados para a assembleia na qual foram dadas orientações sobre procedimentos antes e depois da entrega. “Nós estamos fazendo realmente um grande mutirão em parceria com outras secretarias para concluir este trabalho, que é muito grande. Afinal de contas, são muitas pessoas beneficiadas e a Sehab sozinha não daria conta. Por isso, o esforço é coletivo, é de todo o governo”, frisou a secretária adjunta de Habitação, Andreia Lima.

MORADORES ANSIOSOS – Josiele de Sousa Rocha, mãe de dois filhos, diz estar satisfeita com o benefício da casa própria. “Espero há algum tempo e estou feliz por ter sido beneficiada; agora é ansiedade”, comentou a dona de casa.

Rosilene dos Santos, outra usuária contemplada no empreendimento, afirma que também está muito feliz e satisfeita por estar tão perto de ter sua própria moradia. “A espera foi grande, mas valeu muito a pena. O que é da gente tem muito valor. Agradeço a todo mundo que trabalhou para isso acontecer”, disse.

CRONOGRAMA – Após a entrega das chaves, será divulgado o cronograma de mudança, elaborado pela Sehab para que as famílias possam fazer o processo com tranquilidade. Antes da mudança, os moradores irão realizar o cadastro no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) e Rede Celpa. A segunda fase do Alto Bonito representa o maior volume em unidades habitacionais entregues no município de caráter social.