Vereador Chefinho alerta para risco de colapso no sistema hídrico de Canaã

Além de receber reclamações de moradores de diversos bairros sobre a falta d’água, o parlamentar relatou que sua própria residência está há cinco dias sem fornecimento
Vereador Chefinho (União Brasil), de Canaã dos Carajás

Continua depois da publicidade

O vereador Ademirson Alves Borges, o Chefinho (União Brasil), usou a tribuna da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, nesta terça-feira (26), para fazer um alerta sobre a crise no abastecimento de água que atinge o município durante o período de verão.

Morador de Canaã desde antes da emancipação, o parlamentar afirmou que recebe diariamente diversas reclamações de moradores sobre a falta d’água em diferentes bairros da cidade. Ele relatou que, em sua própria residência, localizada no centro, está há cinco dias sem fornecimento de água.

Chefinho destacou a dificuldade enfrentada pelas famílias, em especial pelas donas de casa, que não conseguem realizar as tarefas básicas do dia a dia. Segundo ele, o problema se repete anualmente desde 2005, quando iniciou seu primeiro mandato, e até hoje não foi solucionado, apesar das negociações de diferentes gestões municipais com a mineradora Vale.

“Hoje, a água é o principal problema de Canaã. Não existe desenvolvimento possuía esse recurso essencial”, afirmou o vereador. Ele lembrou ainda que a cidade tem um agravante: não possui rios caudalosos em seu entorno.

O parlamentar ressaltou que, em setembro, a prefeitura deve encaminhar à Câmara o Orçamento Municipal para 2026 e disse esperar que haja previsão de recursos para investimentos em um novo sistema de abastecimento. Chefinho defendeu a criação de uma rubrica específica para contratação de uma empresa especializada em identificar fontes seguras de captação de água para o município — inclusive considerando a possibilidade de trazer água do rio Araguaia.

Em seu discurso, ele também cobrou que a prefeitura envolva a Vale nas discussões, uma vez que a mineradora negocia condicionantes relacionadas a projetos como o Bacaba. Para o vereador, “um convênio que garanta o abastecimento de água é mais urgente do que qualquer parceria para asfalto, escolas ou postos de saúde”.

Chefinho informou ainda que encaminhará um ofício à Aegea, empresa vencedora da licitação para o sistema de abastecimento de água na região, solicitando informações sobre o volume de investimentos previstos especificamente para Canaã.

“O sistema já funciona há 21 anos e, até hoje, a população continua sofrendo com a falta de água. É preciso agir rápido. A questão da água em Canaã é urgente”, finalizou.

Por Carlos Magno
Jornalista DRT/PA 2627

plugins premium WordPress