Parauapebas

Veículo disponibilizado pela Semma colabora para o trabalho do ICMbio no município de Parauapebas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou a cessão de uma caminhonete para o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio). A entrega do veículo foi realizada nesta sexta-feira (7) …

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou a cessão de uma caminhonete para o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio). A entrega do veículo foi realizada nesta sexta-feira (7) pelo prefeito Valmir Mariano e o secretário de meio ambiente André Rosa.

A entrega do veículo, que será utilizado pela equipe do Programa de Uso Público da Floresta Nacional de Carajás (Flonaca) do ICMbio, foi viabilizada por conta de um termo de cooperação existente entre o órgão federal e a Prefeitura de Parauapebas, que possibilita, inclusive, a cessão de 11 servidores da gestão pública municipal para atuar no respetivo programa.

“Esse apoio com disponibilização de pessoal e da cessão do veículo que recebemos da prefeitura é muito importante, pois temos uma área de mais de um milhão de hectares para fiscalizar e, além disso, precisamos fazer educação ambiental e emissão de autorizações para estudos e pesquisas” destacou o chefe da Flonaca, Frederico Drummond, do ICMbio.

IMG_9960

Frederico Drummond também elogiou o trabalho de estruturação que está sendo desenvolvido na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), tornando a pasta ainda mais capacitada tecnicamente, assim como adiantou o interesse pela renovação do termo de cooperação, prevista para ocorrer no início do próximo ano.

“Parauapebas não é só mineração e degradação é também conservação ambiental, e o governo municipal tem essa consciência e atua como parceira do ICMbio por acreditar na seriedade e nos bons resultados do trabalho desenvolvido pelo órgão”, destacou o titular da Semma, André Rosa.

Programa de uso público da floresta e o turismo ecológico

O programa de uso público da floresta possibilita o desenvolvimento do turismo ecológico na cidade de Parauapebas, qualquer pessoa ou grupo interessado em conhecer um pouco mais da Floresta Nacional de Carajás pode agendar a visita à área na sede do ICMbio, localizado na Rua J, nº 202, Bairro União.

IMG_9972

As visitas são viabilizadas por meio da Cooperativa de Turismo Ecológico (Cooperture), que conta com profissionais preparados para realizar o acompanhamento dos visitantes durante todo o percurso que compreende: os mirantes, que possibilitam uma visão geral das minas; cachoeiras e cavernas.

“Temos dentro do nosso município mais de 70% de floresta preservada, precisamos aproveitar esses recursos naturais de maneira sustentável, gerando renda para a população e mantendo a preservação de toda essa nossa riqueza” finalizou o prefeito Valmir Mariano.

Fonte: ASCOM PMP

Deixe seu comentário