A Vale informa que recebeu a licença de operação para as atividades relacionadas à mina do Projeto Serra Sul +20 Mtpa (milhões de toneladas por ano), o qual, uma vez concluído, representará um importante reforço à capacidade produtiva da companhia, além de servir como plataforma estratégica para o crescimento sustentável da produção de minério de ferro da Vale no Brasil.
A licença de operação, expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), marca um avanço relevante na execução do Projeto, conforme o cronograma previsto, com início do comissionamento programado para o segundo semestre de 2026.
O Projeto prevê a expansão da capacidade anual da mina-planta S11D, no Sistema Norte, em 20 milhões de toneladas, por meio de iniciativas como a abertura de novas áreas de lavra, a instalação de um novo britador semimóvel, a duplicação da correia transportadora de longa distância existente e a implantação de novas linhas de processamento na planta. Com investimentos totais estimados em US$ 2,8 bilhões (cerca de R$ 15,1 bilhões), o Projeto já alcançou 57% de avanço financeiro e 77% de progresso físico1.
O Serra Sul +20 Mtpa, juntamente com os projetos Vargem Grande e Capanema, compõe o conjunto de iniciativas estratégicas da Vale voltadas à ampliação sustentável da produção e à maior flexibilidade do portfólio de produtos de minério de ferro.
(Ascom Vale)