Vale entrega a ponte do Rio Tocantins revitalizada e, agora, totalmente iluminada

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Por Eleutério Gomes – de Marabá

Há 32 anos a Vale construiu a ponte rodoferroviária do Rio Tocantins, ligando os bairros São Félix Pioneiro e I, II e III; e Morada Nova à Nova Marabá e, consequentemente, ao resto da cidade. Por ela passam, por ano, 120 milhões de toneladas de carga e 350 mil passageiros. Entretanto, nessas mais de três décadas, quando caía a noite, a suntuosa obra se escondia na escuridão. Porém, na noite desta quarta-feira (20) foi diferente. Após nove meses de trabalhos de reforma, a mineradora disse “haja luz” e os 86 conjuntos de lâmpadas de LED instaladas em 84 postes iluminaram a ponte revitalizada.

PonteRioTocantins_Foto_AndersonSouza_AgenciaVale-(6)

Além da instalação da iluminação, a ponte foi totalmente reformada, ganhou novo asfalto, o vão entre a parte rodoviária e a ferroviária foi vedado, alambrados separando as duas vias foram instalados, as juntas metálicas renovadas, a ciclo-faixa revitalizada e feita sinalização horizontal e vertical. O custo total da obra, realizada pela Betonpoxi Engenharia, foi de R$ 25 milhões e gerou mais de 100 postos de trabalho.

A inauguração contou com a presença de funcionários da Vale, políticos, representantes da comunidade, representantes de entidades de classe e dos funcionários da empresa que trabalhou na reforma.

Ao falar sobre obra, João Coral, gerente Executivo de Relacionamento com a Comunidade, da Vale, destacou que a revitalização da ponte é um legado importante que a mineradora deixa para a região, “vai contribuir, com certeza, para a autoestima do povo de Marabá e trazer segurança para todos os que trafegam por ela”.

Inauguração-Reforma-Ponte-(22)

O prefeito Sebastião Miranda Filho destacou, como um dos itens mais importantes na revitalização da ponte, a segurança, com a vedação dos vãos e a colocação dos alambrados, impedindo que as pessoas tentem ultrapassar de um para outro lado.

Ele lembrou, inclusive de três pessoas que morreram tentando atravessar o vão: um agente de trânsito e duas moças. “Aquele gradil trouxe uma segurança enorme. É importante a gente colocar isso com muita clareza. E a iluminação trouxe beleza e segurança ao novo cartão postal de Marabá, com 2,4 quilômetros de extensão”, disse o gestor.

O representante da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marabá), Albérico Roque, lembrou que a iluminação da ponte era um anseio, há muito tempo, de toda a população, por causa da segurança “ e agora a Vale, graças a Deus, atendeu a todos”.

Para o presidente do Conjove, Conselho dos Jovens Empresários de Marabá), Caetano Reis, com a iluminação, a ponte passa a ser mais um ponto turístico de Marabá, mas, além disso, haverá ali mais segurança para os motoristas, motociclistas e ciclistas.

Inauguração-Reforma-Ponte-(13)

Fotos: Anderson Souza

Publicidade

Posts relacionados