Vale abre 420 vagas para o Programa Formação Profissional no Pará

O programa oferece qualificação profissional e capacita para atuação na indústria brasileira e na Vale
A parauapebense Cleiane Duarte participou do programa e hoje atua como soldadora em Carajás (Foto: Reginaldo Pelais)

Continua depois da publicidade

A partir desta segunda-feira (14), a Vale está com inscrições abertas para o Programa Formação Profissional (PFP) no Pará, nos municípios de Canaã dos Carajás, Marabá, Curionópolis e Parauapebas. São 420 vagas, preferencialmente para mulheres. As pessoas interessadas em se candidatar devem acessar o site da iniciativa até o dia 28 de julho.

O Programa oferece qualificação profissional e capacita para atuação na indústria brasileira e na Vale. Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a formação tem duração de aproximadamente 18 meses. Aliando diversificadas metodologias de aprendizagem a uma estratégia de formação prática nas operações da Vale (on the job training), o objetivo é preparar profissionais para as principais funções técnicas e operacionais do ambiente industrial.

Além de estimular o desenvolvimento das localidades onde a mineradora atua com o fomento ao emprego e renda, o programa transforma histórias de vidas e impulsiona carreiras.

“Participei do processo seletivo em maio de 2024 e fui selecionada na área de soldagem. No início, tudo era novo e desafiador, mas abracei a oportunidade com coragem, curiosidade e muita vontade de aprender. Hoje atuo como participante da turma solda deste programa na Vale, e esse é o meu segundo emprego de carteira assinada, antes fui diarista e trabalhei como vendedora e operadora de caixa. Agora, estou vivendo uma nova fase, em uma área totalmente diferente e está sendo encantador. Cada dia representa uma chance de me superar, aprender mais e descobrir capacidades que nem sabia que tinha”, diz Cleiane Duarte, de Parauapebas, que se formou no Programa Formação Profissional.

A capacitação dos participantes ocorre por meio de uma imersão completa na jornada de aprendizagem industrial, utilizando simuladores avançados e treinamentos práticos, abrangendo os principais subsistemas das operações de mineração e da indústria. Para participar, o candidato deve ter idade acima de 18 anos, formação completa no Ensino Médio Regular e residir em Parauapebas, Curionópolis, Canaã dos Carajás e Marabá.

Processo seletivo e pré-requisitos

O processo seletivo acontece no formato online e contará com as seguintes etapas: inscrições, avaliações de conhecimento, dinâmicas com consultoria, entrevistas com gestores (as) da Vale, exames médicos e entrega de documentação. A previsão é que as admissões e o início da formação aconteçam a partir de novembro. O calendário do processo está disponível no site.

Benefícios

As pessoas selecionadas receberão remuneração mensal de até R$ 2.120,00 para o cargo compatível com o curso de formação. Terão direito também à assistência médica, odontológica e farmacêutica, seguro de vida, benefícios de atividade física (Wellhub), acesso ao Apoiar – programa de assistência ao empregado que dá suporte jurídico, financeiro e psicológico, vale-refeição ou refeitório no local de atuação, vale-transporte (quando aplicável) ou transporte no local de atuação, dentre outros.

SERVIÇO

Programa Formação Profissional – PFP Vale 2025

Inscrições de 14 a 28 de julho em https://vale.com/pt/programa-de-formacao-profissional

Etapas do processo seletivo:

  • Inscrições online: de 14/7/2025 a 28/7/2025
  • Provas online: de 21/7/2025 a 28/7/2025
  • Dinâmica com a consultoria: a partir de agosto
  • Painel com a liderança: a partir de agosto
  • Avaliação Psicológica: a partir de setembro
  • Exames admissionais: a partir de outubro
  • Entrega de documentos: a partir de outubro
  • Admissão: a partir de novembro

(Ascom Vale)

plugins premium WordPress