Unifesspa e ITV abrem inscrições para Mestrado em Tecnologias Inovadoras para mineração

Inscrições vão até 9 de outubro e devem ser feitas exclusivamente pela internet
Serra Norte, Carajás (Foto: Ricardo Teles)

Continua depois da publicidade

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação, em parceria com o Instituto Tecnológico Vale (ITV), promove processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Inovadoras na Mineração, em 2026. As inscrições estão abertas até o dia 9 de outubro e serão realizadas exclusivamente pela internet.

O curso será oferecido de forma gratuita, no formato presencial, com duração de 24 meses, na cidade de Marabá, e terá início no ano que vem. No programa do mestrado são oferecidas quatro linhas de pesquisa: Inovação em planejamento e operações de mina, Soluções inovadoras em processos minerais, Tecnologias de automação e computação na mineração e Materiais e tribologia (área da ciência e engenharia que estuda o atrito, o desgaste e a lubrificação entre superfícies em contato) na mineração.

O objetivo principal é qualificar profissionais para atuarem de forma interdisciplinar no setor mineral, com ênfase no desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras. O programa busca ampliar a formação de recursos humanos especializados, capazes de propor soluções técnicas e científicas voltadas à melhoria de processos, à sustentabilidade e ao aumento da competitividade da mineração brasileira, contribuindo diretamente para a tomada de decisões estratégicas e operacionais.

Serão ofertadas 16 vagas para a comunidade, sendo quatro para cada linha de pesquisa, sendo ainda ofertadas bolsas, no valor de R$ 3.600, aos candidatos da comunidade com dedicação integral ao programa. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site portalfadesp.org.br até o dia 9 de outubro. No portal, também estão disponíveis os editais do processo seletivo e demais informações.

(Ascom Vale)