Unifesspa busca parceria com universidades chinesas

Parceria pretende ampliar as oportunidades de intercâmbio, principalmente na área de agricultura familiar
Reitor da Unifesspa na Embaixada da China

Continua depois da publicidade

O conselheiro chinês Wang Ziwei recebeu na Embaixada da China, em Brasília, o professor Francisco Ribeiro da Costa, reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); Raimundo Nonato, pró-reitor de Administração da instituição (Proad); e Diogenes Siqueira Silva, assessor de Relações Nacionais e Internacionais (Arni).

O encontro ocorreu no dia 20 deste mês e teve como objetivo apresentar a universidade e dar um pontapé inicial na busca de parcerias com universidades chinesas, em especial, as universidades agrícolas. O conselheiro ficou entusiasmado com a oportunidade de apoiar as comunidades tradicionais e assentamentos que praticam a agricultura familiar. Para Ziwei, a China precisa expandir os intercâmbios de estudantes e professores.

Ao fim da reunião, os representantes da Unifesspa foram convidados para visitar a China Agricultural University, em Haidian, Pequim, uma universidade pública e uma das maiores agrícolas do país. Seus representantes devem vir ao Brasil em maio, ocasião em que deve ser programada uma visita à Unifesspa. O conselheiro demonstrou interesse em estender a oportunidade de parceria às outras universidades chinesas e acredita que este encontro já é um indício que boas parcerias estão por vir.

Para o assessor de Relações Nacionais e Internacionais, professor Diógenes Silva, parcerias institucionais como esta permitem o intercâmbio de experiências, enriquecem e dinamizam o ensino, a pesquisa e a extensão, tornando a universidade competitiva e atual.