UFPA lança primeiro edital do Prêmio Horácio Schneider – Destaque na Iniciação Científica

Prazo para inscrever trabalhos encerra no dia 17 de setembro. Serão premiadas até 12 propostas nas áreas de Exatas, da Vida, Humanas e Letras e Artes
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou o primeiro edital do Prêmio Horácio Schneider – Destaque na Iniciação Científica. O prazo para apresentação dos trabalhos encerra no dia 17 de setembro, com a premiação de até 12 propostas de cada área de Conhecimento (Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes), totalizando até trinta e seis bolsistas premiados. 

O prêmio possui caráter simbólico e consiste no recebimento de um Certificado de Destaque da Iniciação Científica e na menção honrosa dos nomes dos contemplados durante o XXXII Seminário de Iniciação Científica da UFPA, que ocorre no período de 8 a 12 de novembro de 2021. Além disso, como parte da programação do evento, os premiados apresentarão seus trabalhos para a comunidade acadêmica, por meio de lives, que serão transmitidas nas redes sociais da universidade. 

Os trabalhos inscritos devem ter sido concluídos no ciclo 2020-2021, em um dos programas institucionais voltados à iniciação científica: Programa Institucional de  Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador (Prodoutor) e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic).

A análise das propostas acontecerá até o dia 24 de setembro, com a divulgação dos resultados prevista para o dia 30 de setembro de 2021. A premiação leva em conta a qualidade do Relatório Final do Plano de Trabalho e o histórico acadêmico do candidato. 

“O Prêmio Destaque de Iniciação Científica de 2021 da UFPA recebeu o nome de um dos cientistas mais brilhantes da história da Instituição. Horácio Schneider ingressou na UFPA como docente do Centro de Ciências Biológicas em 1977 e teve uma carreira de destaque como gestor e como cientista, formando dezenas de alunos de graduação, mestres e doutores, e publicando muitos artigos que são referência hoje na literatura científica internacional. O Prêmio Horácio Schneider voltado para a iniciação científica será certamente fonte de inspiração para os jovens alunos de graduação da UFPA,” disse a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Iracilda Sampaio.

Serviço

Edital 13/2021 – Prêmio Horacio Schneider – Destaque na Iniciação Científica

  • Submissão de propostas: de 1º a 17 de setembro de 2021
  • Previsão do resultado: 30 de setembro de 2021
  • Premiação: de 8 a 12 de novembro de 2021

Confira o edital:

Com informações da UFPA