Uepa realiza inscrição para processo seletivo para pessoas surdas exclusivo em Letras-Libras

A instituição é a primeira da região Norte a realizar um Processo Seletivo específico para deficientes auditivos.

Continua depois da publicidade

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abre as inscrições do processo seletivo para pessoas surdas, exclusivo em Letras-Libras, até o dia 26 de abril. O edital está regido conforme o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Programa Viver sem Limite, que prioriza o acesso das pessoas com deficiência à Educação Básica e Superior. De acordo com o cronograma, a prova será realizada em 15 de maio e o resultado final está previsto para o dia 25 de maio.

A Uepa é a primeira instituição da região Norte a realizar um Processo Seletivo específico para deficientes auditivos. A decisão foi aprovada na 250ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consun), realizada em outubro de 2021.

O curso de Licenciatura em Letras – Libras foi criado com o objetivo de promover a formação específica para o professor de Língua de Sinais. A partir dos anos 2000, Libras começou a ser incluída nos diversos setores de educação. As vagas ofertadas no PROSEL/2022-4 são destinadas exclusivamente a Pessoas Surdas ou Deficientes Auditivas que já concluíram em anos anteriores ou estão concluindo a última série do Ensino Médio ou equivalente, referente ao período letivo de 2021.

Considera-se pessoa surda ou com deficiência auditiva, aquela que possui perda de audição bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000Hz.