Uepa oferta mais de 3,7 mil vagas para o Prosel 2022 em todo o estado

O edital do Prosel 2022 foi lançado nesta sexta (29). As inscrições devem ser feitas no período de 4 a 25 de novembro, de forma online
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) vai abrir inscrições para o Processo Seletivo (Prosel) 2022, ofertando mais de 3,7 mil vagas. As inscrições devem ser feitas no período de 4 a 25 de novembro, pelo site www2.uepa.br/prosel. A taxa é de R$ 60 e deve ser paga até o dia 26, do mesmo mês.

O edital do certame foi lançado nesta sexta-feira (29). Os candidatos que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio (ou equivalente) no período letivo de 2021 em escolas ou instituições da rede pública localizadas no estado do Pará serão isentos da taxa de inscrição.

Pessoas com hipossuficiência econômica, servidores da Uepa e seus dependentes e Pessoas com Deficiência (PcD) também podem solicitar a isenção da taxa até o próximo dia 15, de forma virtual. Segundo a Uepa, para participar do certame, além da inscrição no Prosel, o candidato deve fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, marcadas para os dias 21 e 28 de novembro.

Já os candidatos inscritos no curso de Licenciatura Plena em Música devem também fazer o exame habilitatório. De acordo com o edital, haverá prova teórica, de caráter presencial, em Belém, Santarém e Bragança, além de prova prática não presencial.

A universidade oferece 3.708 vagas para o Prosel 2022, distribuídas entre Vagas para Cotistas (VC) e Vagas para Não Cotistas (VNC). Deste total, 2.140 são destinadas ao interior do estado e as demais, 1.568, para Belém.

A Uepa reserva 50% das vagas ofertadas no certame de 2022 à candidatos que cursaram e concluíram todas as séries do Ensino Médio, ou curso equivalente, em escolas da rede pública brasileira. Além disso, será atribuído um bônus de 10% sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem 2021 aos candidatos que tenham declarado no ato da sua solicitação de inscrição que concluíram ou estão concluindo, no estado do Pará, a última série do Ensino Médio (ou equivalente) ou, ainda, que obtiveram a certificação do Ensino Médio por meio de exames, expedida por instituição localizada no estado.

Eliminação: Pelas regras do certame, estará automaticamente eliminado do Prosel 2022 o candidato que faltar em, pelo menos, um dia de prova do Enem 2021; obtiver nota inferior a 400 na Redação do Enem 2021 ou obtiver média aritmética das notas das áreas de conhecimento do Enem 2021 inferior a 400.

Tina DeBord – com informações da Uepa