Tucuruí vai realizar campanha contra hanseníase e verminoses em escolas

Ações têm como público-alvo cerca de 16 mil escolares de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental do município.

Continua depois da publicidade

48 novos casos de hanseníase foram detectados em Tucuruí no ano passado e este ano, nos primeiros três meses, já foram notificados 20 novos casos da doença. De posse destes dados, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar a 5º Campanha Nacional de Hanseníase, Verminose, Tracoma e Esquistossomose.

A 5º Campanha Nacional ocorrerá em escolas públicas do município, seguindo a programação nacional, organizada e coordenada pelo Ministério da Saúde.

As ações têm como público-alvo cerca de 16 mil escolares de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental do município e o objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, conforme explica o secretário de Saúde, Weber Galvão.

Ações educativas vão conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do diagnóstico precoce da hanseníase, proporcionar esclarecimentos sobre a cura, proteção e auxilio na identificação de sinais e sintomas, bem como favorecer o tratamento imediato. Além disso, há meta de reduzir a carga parasitária de geo-helmintíase.

Na última sexta-feira (6) a equipe de coordenadores da Rede Básica de Saúde, reuniram para tratar da organização da campanha que deve ser iniciada na segunda quinzena de abril.

Durante a Campanha, serão realizadas busca ativa de casos novos de hanseníase e exame dos contatos, profilaxia para as geo-helmintíases, exames para detecção e tratamento dos casos de tracoma em escolares e dos contatos domiciliares, além de exame parasitológico de fezes para esquistossomose, tratamento dos escolares e se indicado tratamento dos conviventes ou coletivo. A Campanha vai atingir todas as escolas da rede municipal de educação.

Doenças

A Hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, causada pelo Mycobacterium leprae que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. É preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam; mas, que causam a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

Já as Verminoses pertencem ao grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricoides (lombriga), Trichuris trichiuria (verme-chicote) e pelos ancilostomídeos (amarelão). Esses helmintos, transmitidos por meio do solo, podem causar a morte, porque afetam a situação de nutrição e os processos cognitivos. Durante a campanha, a finalidade será reduzir a carga desses parasitas, que costumam causar anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramento intestinal e diarreias frequentes, prejudicando o crescimento e o rendimento escolar dos alunos.