Um dia após ter cassado, por unanimidade, o mandato do prefeito Alexandre Siqueira, de Tucuruí, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em despacho assinado pela ministra relatora Isabel Galotti nesta sexta-feira (4), tornou sem efeito a decisão, mandando arquivar o processo de cassação.
Determinou também que não haverá novas eleições no município. A decisão veio após questionamento da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) quanto ao cumprimento dos acórdãos referentes a ações relativas às eleições de 2020.
No despacho, a ministra argumenta que o referido julgamento se refere a fatos ocorridos ao tempo das Eleições 2020, cujos mandatos se encerraram em 31 de dezembro de 2024, de “modo que o cumprimento da determinação de cassação dos respectivos mandatos e a realização de novas eleições encontra-se prejudicado”, permanecendo válidas as demais determinações.
Na quinta-feira (3), assim que circulou a notícia da cassação, Alexandre Siqueira postou vídeo nas redes sociais no qual tranquilizava eleitorado e outros apoiadores de Tucuruí, afirmando que continuava no mandado, uma vez que o processo de cassação se refere às eleições de 2020, o que foi confirmado no despacho na ministra.
(Da Redação)