Tratamento foi um sucesso e Lula está livre do câncer

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on print

Continua depois da publicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta ontem do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde havia sido internado na quarta-feira. Segundo boletim divulgado pelo hospital, a remoção de um cateter que havia sido utilizado durante o tratamento quimioterápico foi feita com sucesso. Os médicos também fizeram uma reavaliação da laringe do ex-presidente, que confirmou a ausência de câncer. Lula descobriu um câncer na laringe em outubro e passou por tratamento de quimioterapia e radioterapia. No fim de março, o tumor havia desparecido.

“A reavaliação da laringe, que incluiu avaliação endoscópica e tecidual, revelou ausência de neoplasia. Novos exames de rotina serão realizados no futuro”, afirma o boletim médico divulgado ontem.

A assessoria do Instituto Lula confirmou que o ex-presidente cancelou a participação, no sábado, na Rio+20. Em nota, a assessoria informou que, por causa da nova internação na quarta-feira, o petista “reduzirá as atividades que demandem o uso contínuo da voz na Rio + 20”. O comunicado não diz quais atividades Lula irá participar.

Mais cedo, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, amigo de Lula, disse que o ex-presidente deve ir ao evento no Rio somente na quarta, mas a assessoria de Lula não confirmou.

“Como a laringe passou pela sobrecarga dos exames locais feitos ontem, por determinação médica o ex-presidente deverá poupar a voz nos próximos dias”, diz a nota da assessoria. “Sua prioridade, agora, é seguir as recomendações médicas para se restabelecer definitivamente”.

Publicidade