Transcarajás: estrada vicinal que liga Canaã ao Posto 70 recebe capa asfáltica

Nessa primeira etapa serão 17 km de pavimentação até a divisa com Curionópolis. Previsão de entrega do primeiro trecho é no fim do ano

Continua depois da publicidade

Após os trabalhos de terraplanagem e mistura asfáltica, a estrada vicinal que liga Canaã dos Carajás até a BR-155, entre os municípios de Eldorado e Xinguara, começou a receber a capa asfáltica nesta segunda-feira, 31. Nessa primeira etapa serão pavimentados 17,6 km do trecho que liga o município ao Posto 70. A obra, feita com recursos próprios, deve ser entregue até o fim do ano, segundo a Prefeitura de Canaã.

A Rodovia Transcarajás, uma das demandas mais antigas da região sudeste paraense, liga Canaã ao estado do Tocantins, pelo vilarejo de São José do Araguaia, o conhecido Pontão, indo até o município de Araguaína.

A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Jeová Andrade no dia 26 de maio de 2020. A obra, orçada em R$ 45 milhões, faz parte do Programa Pacto por Canaã, que prevê terraplanagem, drenagem, asfalto e sinalização horizontal e vertical.

De Canaã até o Posto 70 são 48 km de estrada vicinal. A prefeitura informou que deu início ao processo de licitação para asfaltar o restante da via que seria um pouco mais de 30 km. Para a pavimentação do restante da Transcarajás até o Pontão, no Tocantins, o município espera contar com o apoio do Governo do Estado, que se comprometeu em fazer um investimento de R$ 60 milhões através do Programa Governo por Todo o Pará.

Integração

A construção da Transcarajás representa o fortalecimento da economia e o desenvolvimento social dos municípios do sudeste paraense. A pavimentação até a divisa do Pará com o Tocantins reduzirá o tempo de acesso aos municípios da região e, principalmente, integrará o sudeste paraense às demais regiões do Brasil através da Belém-Brasília.