Temporal com granizo e ventos fortes causa estragos em Xinguara e derruba ponte em Canaã dos Carajás

Casas foram destelhadas, árvores caíram e estruturas ficaram danificadas em Xinguara. Em Canaã dos Carajás, ponte que liga os bairros Vale do Sossego e Vale da Bênção desabou
(Foto: Paulo Mesquita)

Um temporal com ventos fortes e queda de granizo causou estragos em Xinguara e Canaã dos Carajás, no sul e sudeste do Pará. Em Xinguara, moradores registraram árvores arrancadas, casas destelhadas e estruturas de estabelecimentos comerciais danificadas. Já em Canaã dos Carajás, o volume de chuva e os ventos provocaram o desabamento de uma ponte.

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), o fenômeno foi provocado pelo contraste entre as temperaturas elevadas e a aproximação de parte de um sistema frontal. A combinação favoreceu a formação de áreas de instabilidade e nuvens de tempestade, com ventanias e granizo na região.

Em Xinguara, imagens feitas por moradores mostram a intensidade da chuva e pedras de gelo durante o temporal. Após a passagem da tempestade, ruas ficaram tomadas por árvores, estruturas e outros materiais derrubados pelo vento.

A Prefeitura de Xinguara informou que equipes municipais foram mobilizadas para mapear os pontos afetados e atender às ocorrências. A Defesa Civil também realiza o levantamento de situações de risco e presta suporte à população.

O Corpo de Bombeiros informou que atuou em um incêndio em um poste de energia elétrica durante as chuvas e que não houve registro de vítimas. As ocorrências envolvendo quedas de árvores foram encaminhadas ao órgão responsável.

Ponte desaba em Canaã dos Carajás

Em Canaã dos Carajás, uma ponte da Rua Níquel Vermelho, que liga os bairros Vale do Sossego e Vale da Bênção, desabou durante o temporal. Segundo a prefeitura, a estrutura tinha entre oito e dez metros de extensão e mais de dez anos de uso.

Equipes da Secretaria Municipal de Obras trabalham na construção de uma nova ponte. Ainda não há previsão para a conclusão da obra, mas a expectativa da prefeitura é que um acesso temporário fique pronto até sábado (26).

Enquanto o trecho permanece comprometido, os moradores podem utilizar uma rota alternativa pelo bairro Vale dos Sonhos. A prefeitura informou ainda que monitora outros pontos da cidade e, até o momento, não identificou novos problemas provocados pela chuva.

(g1 Pará)

Deixe seu comentário

Posts relacionados