Tema da Campanha da Fraternidade será apresentado na Câmara de Parauapebas

Será em sessão solene às 9 horas desta quarta-feira (21), com a presença do bispo Dom Vital, de Marabá, padres e demais representantes da Igreja Católica.

Continua depois da publicidade

“Deus viu que tudo era muito bom”. A frase encontrada no livro Gênesis, da Bíblia, foi escolhida para ser o lema da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema, mais uma vez, chama atenção para o meio ambiente: Fraternidade e Ecologia Integral. A finalidade é “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”.

Em 61 anos de realização da CF, a ecologia é o assunto mais abordado pela Igreja Católica. Foram oito vezes. Explica a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em seu site na Internet, que agora em 2025 a temática foi motivada pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos dez anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos dez anos de criação da Rede Eclesial PanAmazõnica (Repam) e pela realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, em Belém.

Tanto a carta encíclica quanto a exortação apostólica são de autoria do Papa Francisco, falecido em 21 de abril deste ano. Na primeira, o pontífice faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. Na exortação, o papa conclama “todas as pessoas de boa vontade” sobre a crise climática.

Nesta quarta-feira (21), o tema da Campanha da Fraternidade será apresentado em sessão solene na Câmara Municipal de Parauapebas a pedido do vereador Alex Ohana (PDT), e deverá contar com a presença do bispo diocesano de Marabá, Dom Vital Corbellini, dos padres de Parauapebas e demais representantes da Igreja Católica do município. Na ocasião, será também o e-book COP30 nas escolas, idealizado pela professora Lady Anne de Souza,

A ideia de realizar a solenidade na casa legislativa partiu de Dom Vital para divulgar a Campanha da Fraternidade, conforme informa Alex Ohana. “Isso é um importante instrumento de divulgação para podermos fortalecer ainda mais toda a corrente do trabalho que foi deixado pelo nosso saudoso Papa Francisco para justamente fazer a apresentação da campanha”, diz o vereador, que acrescenta: “É todo um processo de fortalecimento e reconhecimento do trabalho que a diocese vem fazendo”.

Texto: Hanny Amoras (Jornalista/MTb-1.294)

plugins premium WordPress