Tático da PM prende motorista cara dura que ficou com cartões de passageiro e disse que não devolveria

Um passageiro esqueceu cartões de crédito no carro de José Carlos da Silva Santos, que passou a usá-los e, contatado pela vítima, se recusou a devolvê-los e ainda a bloqueou

Continua depois da publicidade

O Grupo Tático Operacional (GTO), do 23° BPM de Parauapebas, apresentou na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, por volta das 20h20, de quinta-feira (9), acusado de estelionato, o motorista transporte contratado por aplicativo José Carlos da Silva Santos. Ele foi preso na Rua Jânio Quadros, Bairro Novo Paraiso.

José Carlos Santos havia sido denunciado à Polícia Militar pelo cabeleireiro Isaque de Oliveira Araújo, que, após uma corrida realizada no sábado passado (4), pagou com cartão de crédito, por aproximação, o valor de R$ 10,00, mas acabou esquecendo a carteira no carro, um Fiat Mobi, cor branca, placa-QVS8G54, e tomou um prejuízo de R$ 400,00.

Isaque conta que, logo depois de ter deixado o carro com a carteira, o motorista passou a usar seus cartões de crédito – um deles contactless  (por aproximação)  –   para fazer compras diversas usando a própria máquina com a qual trabalhava no automóvel.

O cabeleireiro recebeu vários alertas da operadora de seu cartão e conseguiu o contato de José Carlos com a empresa operadora do aplicativo de transporte individual. Porém, ao entrar em contado telefônico com o motorista, este disse que não devolveria o cartão e ainda o bloqueou.

Na noite de ontem, os policiais militares faziam rondas no Novo Paraíso, momento em que avistaram o veículo que havia sido usado no golpe e abordaram, identificando o referido condutor, que, junto com o carro, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil.

O que fazer quando perder seu cartão contactless ou ele for roubado

Tente identificar onde perdeu o cartão – O primeiro passo, antes de se começar a afligir, é fazer uma rápida retrospectiva para perceber onde pode ter perdido o cartão. Pode ser que, ao lembrar, possa recuperá-lo imediatamente.  Mas, caso não consiga, não espere…

…informe de imediato o seu banco ou a operadora do cartão – Assim que perceber que o cartão está mesmo perdido, informe de imediato o seu banco pelos números de emergência da instituição – os quais você deve ter sempre anotados ou memorizados – e peça o cancelamento imediato. Isso vai evitar que, caso alguém encontre o cartão, não possa usá-lo. Assim, o banco anula o cartão no momento, o que o torna logo inutilizável, e envia-lhe um novo cartão sem qualquer custo.

(Caetano Silva)