Tarifa de energia elétrica no Pará ficará, em média, 34,96% mais cara

Continua depois da publicidade

Reajuste será aplicado a partir de 7 de agosto

Crédito: MPE

As tarifas de energia de mais de 2 milhões de unidades consumidoras no Pará ficará, em média, 34,96% mais cara a partir do próximo dia 7 de agosto. O aumento está relacionado ao reajuste tarifário 2014 da distribuidora Celpa, aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (5/8), durante reunião ordinária.

Os consumidores residenciais perceberam um efeito médio de 34,34%, enquanto os consumidores industriais a elevação média ficará em 36,41%.

Segundo a Aneel, os custos com compra de energia nova no ambiente regulado e contratos de energia existente contribuíram para o reajuste positivo da distribuidora.

Ao calcular o reajuste, a agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incidem o IGP-M e o Fator X, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

7 comentários em “Tarifa de energia elétrica no Pará ficará, em média, 34,96% mais cara

  1. evandro Responder

    35% ??? Vocês estão brincando com os leitores, só pode né…. Noticiar um assalto desses com toda naturalidade como se fosse justo. Tem que fazer gato mesmo…

  2. Antonio Responder

    A Usina Hidrelétrica de Tucuruí é uma central hidroelétrica no Rio Tocantins, no município de Tucuruí (a cerca de 300 km ao sul de Belém), no estado do Pará, com uma capacidade geradora instalada de 8.370 MW.

    Em potência instalada, Tucuruí é a maior usina hidroelétrica 100% Brasileira. Agora vejamos dar pra entender uma tarifa tão cara deveriam estar tentando formas é de baixar estes valores absurdos.

  3. Antonio Responder

    Se praticamente não temos inflação conforme teimam em informar os donos do poder, como se explica um aumento da energia de quase 35%.

    • pelebreu Responder

      Tem um lobo cuidando do “galinheiro”(energia).
      segundo os mais bem informados a celpa pertence ao grupo do ministro Edson lobão,ele mesmo!min. das minas e energia.

Deixe seu comentário

Posts relacionados