STF cassa mandato do prefeito de Conceição do Araguaia

Continua depois da publicidade

Por 6 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal cassou o mandato do prefeito de Conceição do Araguaia, Álvaro Brito Xavier (PP), em julgamento realizado na quinta-feira (29), em Brasília.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) somente deverá ser informado da decisão nesta segunda-feira. Só depois de conhecer o teor do acordão é que o TRE se posicionar sobre a forma de agir no caso, se irá marcar eleições diretas ou indiretas naquele município, ou simplesmente dar posse ao presidente da Câmara no lugar do prefeito. Há quem diga que da decisão ainda cabe recurso. Enquanto isso, Álvaro Brito continuará a frente da Prefeitura Municipal da cidade, aguardando ser notificado sobre a decisão da justiça.

Xavier e sua vice Wanderlândia Maria de Oliveira Aquino tiveram seus diplomas cassados por abuso de poder político em maio de 2011 pelo TSE, mas apelaram ao STF. O motivo da cassação teria sido a participação de Xavier em um “evento grandioso” realizado a duas semanas do pleito de 2008, para inauguração de obra pública, com a presença de artista renomado.

Por Amauri Jr. – Conceição do Araguaia

Deixe seu comentário

Posts relacionados