Sessão solene marca retorno dos trabalhos legislativos de Parauapebas

Foi realizada nesta segunda-feira (15), no plenário da Câmara Municipal de Parauapebas, a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2016. O momento de integração entre os vereadores, representantes …

Foi realizada nesta segunda-feira (15), no plenário da Câmara Municipal de Parauapebas, a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2016. O momento de integração entre os vereadores, representantes da administração municipal e a população, foi marcado por discursos de boas expectativas com o desenvolvimento da cidade, de apoio e incentivo ao Poder Executivo, mas também de críticas.

Na ocasião, estiveram presentes no auditório da Casa de Leis também alguns aprovados no concurso da Guarda Municipal, que fizeram protesto com faixas, solicitando apoio dos vereadores para serem convocados pelo Executivo. A manifestação contou ainda com a presença de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Parauapebas (Sinseppar).

Discursos

Antõnio Massud - PTBO primeiro parlamentar a fazer uso da tribuna foi Antônio Massud (PTB), que criticou o prefeito Valmir Mariano e informou que vai continuar fazendo oposição ao governo. “Na situação em que a cidade se encontra, não dá para continuar”. Massud também questionou por que o Executivo ainda não convocou os guardas municipais. “Foi feito o concurso, por que não convoca? Coloque essas pessoas na rua para dar mais segurança à população”.Israel Pereira - PT

Em um tom mais ameno, Israel Pereira Barros, o Miquinha (PT), relatou que a população tem enfrentado dificuldades tanto na zona urbana quanto na zona rural, e precisa de mais atenção da administração. “Espero que o poder público arrume as estradas e atue mais forte nos bairros. Não quero falar do passado; vamos falar de 2016. Fomos eleitos para defender a população”. Miquinha também falou em favor dos guardas. “Tem gente passando fome, esperando para ser chamado. O povo só está pedindo o que é de direito. Não podemos aceitar que essas pessoas fiquem de fora; elas fizeram tudo pra passar nesse concurso”.

Lidemir Soledade - PRLidemir Soledade (PR) também usou a tribuna para pedir a convocação dos guardas. “A segurança está caótica no nosso município, precisa ser melhorada urgentemente”.

Ivaniti Barrão - PSDCPor sua vez, o vereador Ivaniti Barrão (PSDC) ressaltou que os trabalhos devem continuar e não podem ser prejudicados este ano devido às eleições. “Não é por ser ano político que vamos virar as costas para o povo. Pelo contrário, agora é que temos que mostrar o serviço realizado”.

Joelma Leite - PTCom um discurso bem otimista, Joelma Leite (PT) pediu para a população não perder as esperanças de ter uma cidade com qualidade de vida. “Continuo acreditando em uma Parauapebas melhor para todos, pois o município tem tudo para dar certo: um orçamento de mais de R$ 1 bilhão; uma população trabalhadora; agricultura que tem muito potencial, mas é preciso avançar. Vou fazer o que estiver ao meu alcance. Aqui na Casa, projeto bom tem o meu apoio; projeto ruim não tem. Porque não sou como a oposição à presidente Dilma, do quanto pior melhor. Pra mim o povo e a cidade merecem o melhor”.

Zacarias Marques - PP

Zacarias Marques (PP) destacou que Parauapebas tem avançado apesar dos problemas que enfrenta e falou da necessidade de fortalecer a CPI da Vale, para melhorar a arrecadação do município, garantindo mais benfeitorias à população. O parlamentar pediu ainda para os vereadores não fazerem campanha na Câmara. “A campanha deve ficar lá fora; a tribuna não é palanque”.

Marcelo Parcerinho - PMDB

Outro a falar em favor dos guardas foi Marcelo Parcerinho (PMDB), colocando-se à disposição para ajudar. “Pode contar com meu apoio. Também sou a favor de que vocês [guardas municipais] assumam o cargo, pois estudaram e se esforçaram para isso. Nada mais justo do que vocês assumirem. Que 2016 seja um ano de agenda positiva. Temos que cuidar do desemprego no nosso município”.

José Pavão - SDD

Já o vereador José Pavão (SDD) usou a tribuna para reafirmar que está na base do governo, pois acredita que assim conseguirá fazer o melhor para a cidade. “Quando fui para a oposição só enxergava o que tinha de ruim. O governo teve erros, mas, se formos somar a quantidade de erros e acertos, os acertos foram mais. Hoje consigo ver as obras boas que foram feitas”.

Bruno Soares - PP

O líder do governo na Câmara, Bruno Soares (PP), destacou que desde o início os vereadores contribuíram com a criação da Guarda Municipal e têm responsabilidade de pedir atenção do governo. Ao fazer uso da tribuna, o vereador também apresentou um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas onde é feito um balanço das ações do Executivo Municipal. “Isso é o que realmente importa; mostrar os aspectos positivos da administração”.

Wanterlor Bandeira

Representando o prefeito Valmir Mariano, o chefe de gabinete da prefeitura, Wanterlor Bandeira, informou que os aprovados no concurso da guarda serão convocados, mas não disse quando. Wanterlor defendeu a administração atual, relatando benefícios concedidos aos servidores, que, segundo ele, nunca foram tão valorizados como agora. “O governo Valmir Mariano tem cuidado da cidade e das pessoas de forma bem respeitosa. Parauapebas não suporta mais esse jogo mesquinho. Vamos debater a cidade, discutir ideias. A arrecadação reduziu e o governo tem que ter responsabilidade para gastar bem”. Wanterlor agradeceu à Câmara pelo apoio dado as ações da administração. “O governo tem contado com a colaboração dos vereadores para colocar nas ruas da cidade, condições melhores para a população”. O chefe de gabinete do prefeito encerrou a fala, informando que várias obras serão entregues até aniversário de Parauapebas, em maio, inclusive o Hospital Municipal.

Ivanaldo Braz - SDD

Encerrando as falas, o presidente da Câmara, Ivanaldo Braz (SDD), também defendeu o prefeito Valmir Mariano. “É um governo que tem muita coisa para mostrar. Hoje o município está agraciado com o melhor. Não tem uma ponte, uma escola que caiu; todas as obras são bem feitas e foram muitas realizadas. Eu acredito nesse governo. Estamos preparados para tudo, minha missão está cumprida”, destacou.

Hoje (16) será realizada a primeira sessão ordinária de 2016 da Câmara Municipal de Parauapebas, a partir das 16 horas, no Plenário João Prudêncio de Brito.  Veja quais proposições estarão em discussão:

  • Requerimento nº001/2016 – Solicita ao Poder Executivo Municipal a implantação de infraestrutura e recuperação das ruas dos Bairros Nova Vida I e II. Autor: Marcelo Parcerinho (PMDB).
  • Requerimento nº002/2016 – Pede ao Poder Executivo Municipal a implantação de redutores de velocidade, bem como a sinalização vertical e horizontal de advertência e regulamentação nas ruas que ligam a Estrada Faruk Salmen. Autor: Lidemir Soledade.
  • Requerimento nº003/2016 – Solicita ao Poder Executivo Municipal o calçamento e a manutenção no cemitério do Bairro Rio Verde. Autora: Joelma Leite (PT).
  • Indicação nº001/2016 – Sugere ao Poder Executivo Municipal que elabore projeto de lei dispondo sobre a isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) aos contribuintes, cônjuges e/ou filhos dos mesmos que comprovadamente sejam portadores de neoplasia (tumor maligno), Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e insuficiência renal crônica. Autora: Eliene Soares (PT).
  • Indicação nº002/2016 – Indica ao Poder Executivo Municipal texto de projeto de lei que disponha sobre a instalação de energia solar fotovoltaica nos prédios públicos de Parauapebas. Autora: Eliene Soares (PT).
  • Indicação nº003/2016 – Pede ao Poder Executivo Municipal a construção de um ponto de moto-táxi no Bairro Rio Verde. Autor: Marcelo Parcerinho (PMDB).

Texto – Nayara Cristina / Fotos – Coletivo 2.8 / Ascomleg

Deixe seu comentário