Serviço de internet terá que garantir 60% de velocidade em 2012

Continua depois da publicidade

O Conselho da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira o regulamento de gestão da qualidade da banda larga fixa e da móvel, que determina metas de qualidade para esses serviços.

As empresas terão que garantir, por exemplo, uma velocidade média das conexões de banda larga de 60% do que é contratado pelo cliente, a partir de novembro de 2012. A meta será de 70% no ano seguinte, e 80% um ano depois. Os índices valem para banda larga fixa e móvel.

Haverá meta de conexão mínima instantânea de 20%, respeitando o mesmo prazo um ano para adaptação das empresas, depois de 30% e depois de 40%.

As empresas de banda larga fixa deverão oferecer o serviço em 99% do tempo, todo mês. No caso da banda larga móvel, as tentativas de conexão devem ser estabelecidas em 98% das vezes.

As empresas terão de fornecer e instalar softwares de medição de velocidade no computador de cada cliente e a distribuir cartilhas com as novas regras. A taxa de queda do acesso a banda larga móvel deve ser inferior a 5%, por mês.

O número de reclamação das empresas em relação aos clientes não deverá passar os 6%, nos primeiros 12 primeiros meses, 4% no ano seguinte, e 2% um ano depois.

Na central telefônica, para ser atendido por um atendente, depois de selecionar a opção, o usuário não pode esperar mais que 20 segundos. Os pedidos de reparo devem ser atendidos em até 24 horas.

Será montado um comitê gestor que irá fazer as medições, das 10:00 às 22:00 horas.

Fonte: Folha.com

9 comentários em “Serviço de internet terá que garantir 60% de velocidade em 2012

  1. Nome (obrigatório) Responder

    Com mais essa com certeza acredito que vivemos num pais de faz de conta ou será que este governo estar querendo ser Deus, pois só com palavras acha que conseguirar mudar ou criar as coisas. Só falta Criar um nomezinho para a internet tambem tipo : minha internet minha vida ou coisa assim, haja hipocrisia e finjimento.

  2. executivo Responder

    Alguém poderia me informar do porque a VALE tem fibra ótica e Parauapebas Não? Porque o senhor sindico Darci não reponde essa pergunta?

  3. vocês vão ter que me engolir... Responder

    AVISO DE UTILIDADE PÚBLICA…

    Nada é de graça pessoal o ilusão burral, tudo se cobra fique na ilusão de quem acha que a internet ficara no mínimo aceitável nesse estado até 2014 onde todos os sistemas de transmissão e distribuição da comunicação são arcaicos extremamente ultrapassados.
    Alguém em sua sã consciência já viu ou cogitou em ver o mapa atual desse município e arredores só tem casa em cima de casa, essa turma daqui só quer saber de construir loteamentos e o resto depois sabe lá deus quando?
    Linha de telefonia, linha de esgoto, pois o solo é podre de (me–a, ADREM), linhas de energias e força energética podre fraca, agua fraca faltando, transito totalmente errado, falta de TUDO NESSA CIDADE e tudo é caro.
    Rever valores administrativos é a solução, só para relembrarmos hoje somos mais de 192 milhões de habitantes, imagina se houvesse uma HIPOTESE de ser criada uma lei ou outra coisa qualquer OU MESMO QUE DOASSEMOS o valor de R$ 1.00, seria R$ 192.000,00 milhões em um mês, em 12 meses seria a bagatela de 2.304.000,00, dois bilhões trezentos e quatro milhões de reais estariamos salvos em 5 ANOS GENTE ACORDEM.
    Então alguém já se prestou quanto essa cidade realmente gera mensalmente??????????????.

    Paramos de ser hipócritas vamos MUDAR ESSA BANDA PODRE DE UMA VEZ DESSA CIDADE E DEPOIS SUBIMOS EM DIREÇÃO AO QUARTEL GENERAL, (BRASILHA), EM QUALQUER GUERRA ISSO SEMPRE ACONTECEU. PORQUE PARA DEFENDER NOSSOS DIREITOS DE MEIA DÚZIA,NÃO SERIA IGUAL???????????????????

    PENSAMOS NISSO?

    AGRADECIDO

  4. Ednaldo Responder

    O que falta para termos uma internet de qualidade é só um pouco mais de interesse ploítico. pois há fribra óptcas nos linhões de transmissão que poderia ser usado pelo município para ofertar uma net de qualidade. ah e ainta tem gente dizendo q o par de fibra utilizado pelo linhão não pode ser cedido. pura balela, pois sabe-se que a quantidade de tráfego utilizada para monitorar um linhão de transmissão é insignificante diante da capacidade de dados suportado por um par de fibras desses.

  5. VITOR Responder

    Como ficou “aquela” contagem regressiva a respeito da implantação da internet gratuita para toda população de Parauapebas prometida pelo nosso “sindico”?

  6. lica Responder

    Estamos quase no meio do ano e a internet do pebas do brasil e uma grande m………. se ate agora nao tem nem 30% imagine so vendo pra crer mais é o sonho de consumo de todos os internautas!

  7. X3 Responder

    Essa é uma ideia do Lula e que está sendo seguida pela Presidenta, é muito boa, mas as grandes teles estão contra pois hoje a garantia delas na velocidade é de 10%, ou seja se você compra 10 MB ela te da garantia de 1 MB.
    Para forçar a melhora o governo estava com a ideia de isentar alguns impostos para os provedores chegar a uma qualidade melhor dos serviços para que na copa do mundo no Brasil a internet chegue perto de 80% de banda garantida.
    Esperamos que as grandes teles tenham a capacidade de garantir isso, pois se eles garantirem os pequenos também conseguirão garantir os serviços e qualidade e assim melhora pra todo mundo.

Deixe seu comentário

Posts relacionados