A prefeitura municipal de Parauapebas, por meio da SEMSA, participará do 5º Simpósio Brasileiro de hansenologia, do dia 7 a 9 de dezembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Durante o evento, o coordenador de vigilância da saúde, Marcelo Monteiro, irá apresentar um artigo cientifico resultante de um levantamento do número de contatos de hanseníase de Parauapebas entre os anos de 2005 a 2009.
De acordo com Marcelo, cerca de 90% dos contatos de hanseníase de Parauapebas foram catalogados. Tal fato motivou a equipe da vigilância e saúde a transformar as técnicas de estudos realizadas durante o levantamento do número desses contatos, em um objeto cientifico, para que outros órgãos ligados à saúde pública pudessem aproveitá-las de forma positiva.
O levantamento que é uma exigência do Sistema Único de Saúde(SUS) permite que a SEMSA monitore as pessoas que apresentam maiores riscos de contrair a doença, em virtude do contato intimo e prolongado com os infectados pela hanseníase.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, Marcos Cunha, o 5º simpósio Brasileiro de hansenologia tem como objetivo possibilitar uma discussão sobre os últimos avanços no conhecimento científico sobre a hanseníase, para que em conjunto possa surgir uma contribuição de forma efetiva, no que se refere à melhoria de condições de saúde das pessoas infectadas.
[ad code=5 align=center]