A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canaã dos Carajás (SEMMA), em parceria com o ICMBio e a mineradora Vale, promoveu no último sábado (20) um grande mutirão de limpeza nas cachoeiras do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos.
A ação ocorreu nas cachoeiras do Camarão e do Goiano, localizadas próximas à Vila Nova Jerusalém, e foi organizada em alusão ao Dia Mundial da Limpeza (20/09) e ao Dia da Árvore (21/09). Além dos órgãos organizadores, participaram voluntários da comunidade e representantes de diversas instituições e empresas, como Ecotur, Construtora Barbosa Melo, Sodexo, MCA e Cidade Limpa.
Muito procurados pela população para lazer e recreação, os dois pontos turísticos vinham sofrendo com o acúmulo de lixo deixado por frequentadores. Durante o mutirão, foram recolhidos 207 sacos de resíduos, totalizando cerca de 1,5 tonelada de lixo retirado do ambiente natural.
De acordo com os organizadores, além da limpeza imediata, a iniciativa teve como objetivo principal sensibilizar a população para a importância de preservar o meio ambiente, reforçando que cada visitante deve recolher e dar destino adequado ao lixo que produz.
O secretário municipal de Meio Ambiente, engenheiro Marcus Vinícius, destacou a união de esforços como fundamental para o sucesso da ação:
> “Essa é uma demonstração de que, quando a sociedade se une, somos capazes de enfrentar os mais diversos desafios. Pretendemos realizar ações como essa de forma rotineira e contamos com a colaboração da população para manter esses locais limpos e preservados”, afirmou.
O mutirão reforça o compromisso de Canaã dos Carajás com a sustentabilidade e o cuidado com o patrimônio natural da região.
Carlos Magno – Jornalista DRT/PA 2627