Seduc prepara técnicos para aplicar provas do Sistema Paraense de Avaliação Educacional – Sispae – a 1 milhão de alunos

Continua depois da publicidade

Cerca de um milhão de estudantes das escolas públicas estaduais e municipais em Belém e no interior do Estado farão a prova do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Para aplicar o exame, o Sispae está capacitando técnicos de referência, um por município e um por unidade gestora estadual, das unidades Seduc na Escola (USE) e Regional de Educação (URE).

Segundo a diretora de Ensino Fundamental da Seduc, Marizete Martins, a secretaria está intensificando o processo de mobilização de pessoal e treinamento, que é de fundamental importância para o sucesso da avaliação. “Ao longo do ano, a Seduc vem desenvolvendo vários projetos para este momento de avaliação na proficiência de português e matemática dos nossos alunos para alcançarmos o objetivo principal do Pacto pela Educação, que é a elevação do Ideb em 30%”, destaca.

Farão a prova estudantes matriculados no 4º e 5º anos do ensino fundamental de nove anos, de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental de oito anos, 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, da 2ª e 4ª séries do ensino médio integrado, do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some) e das Casas Familiares Rurais (ensinos fundamental e médio).

A capacitação é feita pela Seduc em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Vunesp), instituição contratada para a elaboração dos itens, logística de aplicação, processamento de dados, elaboração de boletins e relatórios pedagógicos. A técnica em gestão da Vunesp Rosa Maria Coudini explica que este é um treinamento inicial para os técnicos de referência que implementam os trabalhos nas Unidades da Seduc e nos municípios. “Agora estes técnicos vão para seus locais de trabalho trabalhar com os supervisores, que são os profissionais que vão distribuir o material das provas para os aplicadores”, explica.

O Sispae avalia o desempenho de estudantes nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, considerando fatores que incidem no processo ensino-aprendizagem. A avaliação é feita anualmente desde 2013, reunindo informações detalhadas sobre a proficiência dos alunos das escolas públicas do Estado e dos municípios, para fundamentar o planejamento de ações da Seduc e prefeituras municipais, além de auxiliar os estudantes na assimilação e reforço de conteúdos.

Os técnicos de referência serão responsáveis pelo treinamento de supervisores, na sede de cada um dos quatro polos, com carga mínima de oito horas. A relação dos polos de treinamento do Sispae e dos respectivos municípios está disponível no site da Seduc (www.seduc.pa.gov.br), no qual também pode ser consultado o manual de orientações. Mais informações pelo telefone (91) 3201-5035. (APN)