Secretaria de Educação de Canaã desenvolve curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Matemática

Aulas acontecerão aos sábados, no período matutino, na Escola Maria de Lourdes Rocha Rodrigues

Continua depois da publicidade

A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo o Projeto Olímpico Municipal de Matemática de Canaã dos Carajás (PRO-MACC). A iniciativa oferece aulas preparatórias para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), bem como trabalha a melhoria da qualidade da educação básica, a identificação de jovens talentos e o incentivo ao interesse pelas áreas científicas e tecnológicas na região. 

O projeto baseia-se na experiência exitosa do município de Cocal dos Alves, no Piauí, referência nacional no ensino da disciplina. As aulas abordarão conteúdos e questões mais avançadas para os 180 alunos matriculados da rede municipal, em dois níveis: nível 1 – para alunos matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental durante o período de realização da primeira fase da OBMEP; nível 2 – para alunos do 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental também referentes à fase inicial da OBMEP.

Coordenado pelos técnicos da área de matemática, professores Carlos Rogério e Ritianne Oliveira, ligados à Diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás, o PRO-MACC terá a colaboração de professores voluntários do curso de Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) do polo de Canaã.

As aulas não substituem os conteúdos previstos no currículo letivo em sala de aula, visando ser uma ferramenta complementar na motivação e na atribuição de novos significados e estratégias na aprendizagem dos alunos. “O preparatório para as Olimpíadas de Matemática contribuirá para uma nova fase do ensino da matemática,” destacam os técnicos Carlos Rogério e Ritianne Oliveira.

O curso preparatório acontecerá aos sábados, no período matutino, na Escola Maria de Lourdes Rocha Rodrigues, localizada na rua Teotônio Vilela, número 285, Bairro Maranhense.