Parauapebas

Secretaria de Cultura do Estado veio a Parauapebas tratar da Semana Literária

Enviado da Secult se reuniu com os secretários de Cultura e de Educação do município e disse que o governo estadual pretende interiorizar mais a Cultura, corrigindo um déficit do passado

“Nossa vinda aqui foi tratar a respeito da Semana Literária a ser realizada em várias cidades do interior do Estado”, informou Júnior Soares, diretor de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, detalhando que, além de Parauapebas, Marabá também receberá uma edição do evento.

Assim, na noite de segunda-feira (3), depois de realizar visita técnica, o representante do governo estadual se reuniu com dois secretários do governo municipal: Luís Vieira, da pasta da Educação, e José Alves, secretário-adjunto de Cultura. Na reunião, eles trataram do modelo, local e parceria para que o evento seja realizado.

“Temos a missão histórica de dar a devida atenção aos municípios do interior do Estado, internalizar nossas ações através de políticas públicas não só para a cultura, mas, para todos os demais segmentos. Assim, tudo o que estamos planejando ou venhamos a planejar, por uma determinação do governador Helder Barbalho, já vem com recursos e programações alocadas para o interior”, afirmou Junior Soares.

Ele reconhece ter existido, ao longo dos anos, um déficit de atenção aos vários municípios, mas diz ser possível mudar a partir do próximo ano, quando o governado passará a trabalhar com orçamento e planejamento feito pela atual gestão.

Em relação à parceria para a realização da Semana Literária em Parauapebas, o secretário de Educação Luís Vieira mostrou grande interesse, dando por garantia de que o governo municipal dará aos professores tanto da rede municipal quanto estadual o mesmo valor em crédito para que possam usar na compra de material literário que será ofertado na Feira do Livro que fará parte do evento.

Outro ponto destacado pelo secretário municipal de Cultura é a participação da APL – Academia Parauapebense de Letras, que deverá buscar a participação de outras academias e estimular a participação de escritores locais e regionais com exposição de seus trabalhos. “Será sim, uma grande oportunidade para todos, professores, estudantes, escritores, leitores e o público em geral tanto para adquirir material ou também para movimentar o comércio local”, incentiva Luís Vieira, dando por certo o total apoio da Semed para que o evento seja um sucesso.

A Secretaria Municipal de Cultura, também fará parte na organização e investimento no evento, tendo como objetivo trazer para a Feira do Livro diversas e importantes editoras para oferecer variados livros de diversos escritores e muitos títulos.

“Tudo começou com a Semana da Cultura quando a Secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal, esteve presente, tendo assim a oportunidade de conhecer a realidade de Parauapebas, tanto em relação aos projetos desenvolvidos quanto ao povo talentoso que aqui temos. Agora, somos agraciados com esta proposta de parceria para fazer um evento tão vultoso como será a Semana da Cultura”, comemora José Alves, dando como planejado que o evento deverá acontecer do dia 11 a 15 de setembro na Praça de Eventos.  

Deixe seu comentário