Saiba o que é notícia na Capital do Minério neste início de semana

Câmara e os 15 vereadores iniciam a semana enrolados com denúncia protocolada sexta-feira no Ministério Público. Ao que tudo indica, sessão tumultuada e que crucificou servidor Elton Reis, acusado de promover “ideologia de gênero” em escola, vai custar caro para o Legislativo

Continua depois da publicidade

DEU PRA CABEÇA

A semana começa com a Câmara de Parauapebas e todos os 15 vereadores na mira do promotor Mauro Messias, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Parauapebas. Na sexta-feira (23), alguém entrou com denúncia contra a Câmara e os parlamentares, citados um por um, mas ainda não consta no sistema de consultas do Ministério Público o teor da denúncia. O Blog do Zé Dudu suspeita que a queixa tenha a ver com a sessão de terça-feira (20) passada e a malfadada e sem pé nem cabeça “Moção de Repúdio” do vereador Aurélio Goiano a um servidor público municipal, agora ex-servidor, que acabou demitido por pressão dos vereadores em cima do prefeito Darci Lermen. Para variar, a tal moção ainda foi vergonhosamente publicada no Diário Oficial do Município de sexta (23).

NOTAS DE REPÚDIO

Na sessão de terça, que está sendo chamada na cidade de “teatro dos horrores”, os edis fizeram ilação de um vídeo de Elton à tal “ideologia de gênero” e, de forma espalhafatosa, promoveram linchamento moral do rapaz exonerado, em nome da tal “família tradicional”, um conto de fadas que ninguém sabe se os próprios vereadores vivem. Foi horrível tamanhos tumulto, insulto e hipocrisia, gravados nos anais do Youtube da Câmara. Categorias profissionais, como o Coletivo de Psicólogos e Assistentes Sociais do SUS, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Sindicato dos Servidores Públicos de Parauapebas (Sinseppar) saíram em defesa de Elton, com notas de solidariedade e repúdio, devido à desarrazoada afronta aos direitos humanos.

EDITAL DE CONCURSO

A qualquer momento, vem a público a minuta do edital do concurso público que a Prefeitura de Parauapebas pretende realizar para preenchimento de cargos na Administração. O Governo Municipal até já deu um spoiler do que planeja (relembre aqui), mas tudo pode ser mudado, inclusive nada. De qualquer forma, a banca já foi escolhida, conforme antecipou em primeira mão o Blog do Zé Dudu na última sexta e nesta segunda (26) foi publicado o extrato do contrato. A banca, não é demais lembrar, é a Fadesp, mesma responsável pela organização do concurso da Prefeitura de Parauapebas, cujas provas para o cargo de professor foram aplicadas ontem (25).

LICITAÇÃO DE CALCADAS

Está marcada para depois de amanhã, quarta-feira (28), a reapresentação das propostas comerciais referentes à licitação da padronização das calçadas da Avenida Kennedy, no Bairro Beira Rio. A Secretaria Especial de Governo (Segov) está convocando as empreiteiras Road, JVX, R.A. Engenharia, R.A. Queiroz, Reti Pré-Moldados e os consórcios PH-MP e WMS para entregarem as mesmas propostas apresentadas em 29 de junho. A medida foi tomada porque o prédio da prefeitura foi consumido pelo fogo no final de julho, e parte da papelada se perdeu.

CIGARRO ELETRÔNICO

A partir de hoje (26) entra em vigor uma lei municipal que obriga escolas públicas e privadas a adotarem medidas de conscientização para combater o cigarro eletrônico entre adolescentes e jovens. A “modinha” do momento é perigosa e pode ser letal, tendo dado muito trabalho e despesa ao Sistema Único de Saúde (SUS) Brasil afora. De autoria da vereadora Eliene Soares, a Lei nº 5.160 estabelece até mesmo assistência psicológica e social àqueles que não conseguem largar o vício, que parece ser agradável. Este é o 21º projeto de Eliene que vira lei em 2022. A mulher conseguiu um extraordinário recorde de 20 leis apenas no primeiro semestre e já está com outras 10 na agulha no semestre em curso.

MINÉRIO DE FERRO

Os ventos que vêm da China não parecem ser muito animadores à economia e às finanças da Capital do Minério. “Cansado” de tanto crescer e registrando as menores taxas de progresso econômico ano após ano, o país asiático é quem dita as regras do principal produto de Parauapebas, o minério de ferro. Se compra muito e faz o preço subir, o município ganha; se compra pouco e faz o preço baixar, é uma ameaça às contas da prefeitura, que se nutre de royalties sobre a atividade extrativa do minério. Esta semana começa com o principal produto local abaixo de 100 dólares na bolsa chinesa de Dalian e perspectiva de queda de royalties a partir de novembro. Um mau presságio.

2 comentários em “Saiba o que é notícia na Capital do Minério neste início de semana

    • Antonio Responder

      pra que diacho de mais guarda, se os que tem aí só sabem gastar gasolina das caminhonetes da prefeitura?? me diga em que esses bibelôs de penteadeira melhoraram a vida da população??

Deixe seu comentário

Posts relacionados