Região do Xingu tem 2.500 pessoas infectadas pelo novo coronavírus

Município-polo, Altamira é o epicentro da contaminação na região, que concentra mais oito cidades
Rio Xingu, Mato Grosso.

Continua depois da publicidade

O coronavírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, chegou com força à região do Xingu, composta pelos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu. Nos primeiros 11 dias deste mês, o número de pessoas infectadas passou de 1.503 para 2.500, um aumento de 997 em 11 dias.

Os nove municípios estão na região sudoeste do Estado do Pará. O principal deles é Altamira, para onde os pacientes considerados em estado grave são encaminhados e internados no Hospital Regional Público da Transamazônica. Conforme boletim epidemiológico divulgado pela 10º Centro Regional de Saúde, às 18h de quinta-feira (11) havia 35 pacientes internados, 21 provenientes de Altamira.

Também é aquele município o que registra o maior número de casos confirmados para o novo coronavírus, já são 738. Ou seja, 259 a mais que no dia 1º de junho, quando esse número era de 497. O município de Vitória do Xingu vem em seguida, com 409, e Senador José Porfírio com 301.

Altamira registra 25 óbitos, seguido pelo município de Porto de Moz, com 21 e Senador José Porfírio, com 16.

O maior número de pacientes recuperados está no município de Altamira, que registra 583, Vitória do Xingu tem 299 e Senador José Porfírio, 225 pacientes considerados recuperados.

(Veja mais informações no quadro que ilustra a matéria)

(Antonio Barroso)