Reestabelecimento da verdade sobre a reunião no Ministério das Minas e Energia no dia 11/04/2013

Continua depois da publicidade

No dia 12/04/2013, a ADEPAG noticiou em seu blog uma série de inverdades e afirmativas difamatórias sob o título “Pau quebrou dentro do Ministério de Minas e Energia. Vitor e Amarildo desmascaram golpe da Colossus para abocanhar a área dos 700 hectares”. Em razão da desinformação causada por tal notícia, sentimos a necessidade de esclarecer o seguinte:

1) A reunião transcorreu em clima de absoluta normalidade, tendo sido conduzida de forma absolutamente profissional. Todos fizeram uso da palavra respeitando o tempo que cada um teve para expressar seus respectivos pontos de vista. Ao final, todos os presentes se cumprimentaram de forma muito amistosa, com sorrisos e apertos de mãos.

2) A reunião foi convocada pelo Senhor Secretário de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira da Costa Júnior, a pedido da Vale S/A para formalizar o exercício do Contrato de Opção.

3) Estiveram presentes: pela Secretaria de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira da Costa Júnior, Edson Farias Mello e Marcel Stenner; pela Colossus, Claudio Mancuso, Daniel Vilas Boas e Rosana Entler; pela Vale, Fernando Greco e João Santos Coelho; pela Coomigasp, Valdemar Falcão e mais seis pessoas, dentre eles, Paulo Vitor Albarado, presidente da entidade denominada Adepag.

4) A Colossus não tem qualquer conhecimento de que houve discussão sobre quem participaria ou não da reunião e nenhum de seus representantes fez qualquer pedido ou manifestação nesse sentido. Quando chegaram à reunião, já estavam presentes, na comitiva da Coomigasp, Valdemar Falcão, Paulo Vitor Albarado e outras cinco pessoas.

5) A chamada Área B foi negociada com a Vale em abril de 2010 pela Coomigasp em conjunto com a Colossus. A Área B foi sempre pensada como continuação e desenvolvimento natural da parceria estabelecida na Área A. O Contrato de Opção entre a Vale e a Coomigasp foi assinado no dia 19/04/2010 e a sua cessão para a SPCDM foi aprovada pela Assembleia Geral da Coomigasp de 07/05/2010.

6) De abril de 2010 a abril de 2013, a Colossus investiu, sozinha, R$ 24 milhões de reais em pesquisas geológicas na Área B.

7) No dia 18/03/2013, a SPCDM exerceu a opção de adquirir a Área B. O preço de aquisição será pago à Vale exclusivamente pela Colossus. Assim, a Área B será transferida da Vale para a SPCDM, fazendo com que a Coomigasp adquira, sem qualquer custo, 25% da Área B, sendo que a Coomigasp tem ainda direito aos prêmios previstos no contrato de cessão.

8) Durante a reunião no Ministério, os representantes da Vale confirmaram que o Contrato de Cessão assinado entre Coomigasp e SPCDM foi submetido à análise pelo departamento jurídico da Vale e considerado legalmente válido.

Serra Pelada Cia de Desenvolvimento Mineral