Redenção: Ideflor-Bio inaugura primeiro Viveiro Florestal em Parque Natural

O viveiro foi instalado pela equipe do Escritório Regional de Carajás do Ideflor-Bio e tem capacidade para produzir cerca de 14 mil mudas de plantas frutíferas e florestais

Continua depois da publicidade

Redenção, no sul do estado, é o primeiro município contemplado com um Viveiro Florestal em Parque Natural do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). O viveiro, que é fruto de uma parceria com a prefeitura, fica no Parque Natural Municipal de Redenção.

O projeto também conta com a parceria de instituições como a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), que contribuíram com doação de sementes de cacau e florestais nativas, respectivamente. O viveiro tem dimensão de 12x18m e foi instalado pela equipe do Escritório Regional de Carajás do Ideflor-Bio.

O Horto Florestal tem capacidade para produzir cerca de 14 mil mudas plantadas em sacos específicos para germinação de sementes ou 28 mil mudas, se forem cultivadas em tubetes (tipo de recipiente reutilizável de menor tamanho). O espaço, que foi inaugurado na ultima terça-feira (21), passa a disponibilizar mudas de cacau e açaí, além de florestais diversos dos biomas Amazônico e Cerrado.

Segundo o IdeflorBio, o município de Redenção está localizado em uma área de transição dos biomas Cerrado e Amazônico, por isso as mudas florestais contemplam os dois ecossistemas. A presidente do Instituto, Karla Bengtson, destaca a importância de parcerias para a implantação de viveiros, que integram projetos de produção e restauração florestal, com objetivo de recuperar áreas degradadas.

Ela observa que o Parque Natural Municipal de Redenção representa uma das mais importantes obras de conservação ambiental no perímetro urbano do município. O projeto, que contou com o assessoramento do IdeflorBio, possui um centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade, Região do Lago e Horto Florestal com instalação agora do Viveiro de Mudas Florestais e Frutíferas.

O espaço ambiental proporciona à população uma área de lazer, com diversas opções para crianças, trilhas ecológicas, espaço para pesquisa e aulas práticas. Nas dependências do parque está instalada também a sede do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAR).

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente de Redenção, Aristoteles Alves, o viveiro é muito importante para desenvolver projetos pilotos de recuperação de reservas legais e Áreas de Preservação Permanente (APP). Ele também elogia o compromisso do governo do estado na conservação e reflorestamento de áreas degradadas, por meio das ações do Ideflor-Bio.

Todos os equipamentos, ferramentas e insumos utilizados na implantação da estrutura foram adquiridos pelo Ideflor-Bio e cedidos às instituições parceiras para fomento e produção de mudas, além de doação de insumos, como tubetes, sacolas, fibra de coco e adubos para produção das mudas. Para Keylah Borges, gerente Regional de Carajás (Ideflor-Bio), a instalação do viveiro no Horto Natural Ambiental é um marco na história de Redenção por fomentar a recuperação de áreas degradadas e reduzir os passivos ambientais existentes no município.

“A população vai ter acessos a mudas florestais de qualidade, retorno das áreas recuperadas, além de renda com plantio de espécies frutíferas”, frisou Keylah.

Tina DeBord – com informações do Ideflor-Bio

Deixe seu comentário

Posts relacionados