Eldorado do Carajás: Município prepara estudantes para acesso ao “Forma Pará”

Os estudantes estão fazendo cursinho gratuito para disputar vaga no curso de Engenharia Civil da Unifesspa, que será ofertado no município pelo programa estadual
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Prefeita Iara Braga fala durante aula inaugural do cursinho

Continua depois da publicidade

Estudantes de Eldorado do Carajás, no sudeste do Pará, estão recebendo incentivo do município na preparação paras as provas de seleção do Programa “Forma Pará”, desenvolvido pelo governo do estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). Os estudantes estão fazendo cursinho gratuito oferecido pela prefeitura, para melhorar se preparar para o certame e ter a oportunidade de fazer ensino superior no próprio município.

Durante a aula inaugural do cursinho, nesta terça-feira (21), a prefeita de Eldorado do Carajás, Iara Braga, fez um breve relato sobre o caminho percorrido até a confirmação da oferta do curso de Engenharia Civil para o município. “Aproveitem essa oportunidade que é o resultado do esforço e da dedicação de um conjunto de pessoas. É o resultado de um sonho que a gente quer compartilhar com vocês. Sonhem com um Eldorado melhor, com profissionais preparados e capacitados para ocupar os espaços que são nossos”, incentivou a prefeita.

O município foi contemplado com o curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) na chamada 2020/1 do “Forma Pará”. Os editais das IES envolvidas estão previstos para serem divulgados no dia 15 de outubro no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pelo processo seletivo especial. A prova de seleção será realizada no município, com previsão para 14 de novembro.

“Agarrem essa oportunidade com todas as forças. Se interessem, se dediquem. Não foi fácil para mim, ter que sair do meu município, da minha casa e do meu aconchego para fazer faculdade. Hoje temos a chance de formar os nossos jovens através da Unifesspa e desse projeto maravilhoso que é o Forma Pará”, disse o engenheiro civil Hamilton Araújo, no incentivo aos alunos.

O engenheiro falou aos cerca de 200 estudantes presentes na quadra do CRAS de Eldorado, quando foi realizada aula inaugural do cursinho oferecido pela prefeitura para preparar os moradores que almejam uma das 50 vagas do curso de Engenharia Civil. Presente a solenidade, o titular da Sectet, Carlos Maneschy, também usou a própria história para convencer os alunos a seguirem firmes nos estudos.

“Sou de família humilde do interior. Cheguei aonde cheguei porque a minha família teve a oportunidade de levar os filhos para Belém para que pudessem se formar”, contou o secretário.

Ele exemplificou que, pela oportunidade de estudar, chegou a ser reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA). O secretário observar que, por vários motivos, uma grande parcela da população não tem a mesma oportunidade de sair de seu município para estudar. “Este momento é histórico porque se trata da oportunidade para que vocês possam, pela experiência do ensino superior, transformar suas vidas aqui em Eldorado mesmo”, destacou Maneschy.

A secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes, gestora do “Forma Pará”, acrescentou que o programa é inovador por reunir o governo do estado, os municípios e as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. “O programa já estava previsto na proposta de campanha do nosso governador e, de forma lógica, se utiliza da estrutura das universidades públicas para fazer os cursos rodarem pelo estado com o apoio das prefeituras, num esforço conjunto para levar o saber, o ensino superior para os municípios”, frisou Edilza Fontes.

Tina DeBord – com informações da Sectet