Redenção: Alunos realizam gincana de incentivo a doação de sangue

A iniciativa partiu de alunos da Escola Estadual Maria Benta e tem motivado a comunidade educacional a contribuir com o hemocentro, no sul do Pará
Alunos doam sangue em gincana da solidariedade que salva vidas

Continua depois da publicidade

Em um gesto de solidariedade, alunos da Escola Estadual Maria Benta, em Redenção, no sul do Pará, organizaram uma gincana de doação de sangue entre as turmas do ensino médio. A ação foi motivada dentro de um trabalho pedagógico sobre conscientização social, relacionada ao Dia da Consciência Negra, comemorado neste sábado, 20 de novembro.

De acordo com o diretor da escola, Gláucio Martins Ribeiro, a instituição de ensino motiva os alunos em duas datas a doar sangue: em abril, pelo aniversário da escola e, em novembro, pela Consciência Negra. “Nós colocamos a doação de sangue como uma das atividades da escola, por saber da importância da doação de sangue e, por entender que essa doação voluntária pode dar esperança de vida para algumas pessoas”, destaca o diretor.

A gincana solidária segue até esta sexta-feira (19). Cada equipe deve mobilizar o máximo de voluntários ao Hemopa Redenção, para fazer a doação. Além dos jovens, os pais dos estudantes e amigos também são sensibilizados a participar da brincadeira que salva vidas.

Soraya de Moraes Chaves, de 18 anos, fez a primeira doação durante a gincana solidária e acha importante o gesto de solidariedade. “Achei muito legal a atividade da escola e topei doar porque sei que é muito importante para salvar vidas”, frisa aluna.

O Samuel Moraes também entrou na gincana e com a certeza de que este será um hábito regular. “Eu acho importante ajudar as pessoas que precisam mais do que eu. Então se posso contribuir, farei”, se compromete Samuel.

Para doar sangue, os interessados precisam seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg; e estar em boas condições de saúde.

Segundo o Hemopa, no momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho). Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura.

Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.

O Hemopa de Redenção fica na avenida Santa Tereza, no centro da cidade. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Para mais informações, ligue (94) 98414-3955.

De acordo com o Hemopa, o gesto dos estudantes vai ajudar a reforçar o estoque de sangue do hemocentro, que atende também a região sul do estado.

Tina DeBord- com informações do Hemopa

Deixe seu comentário

Posts relacionados