Rapidinhas

Continua depois da publicidade

Bacana
A Revista do Bacana, uma das mais interessantes publicações do Estado, terá o senador tucano Flexa Ribeiro como o homenageado da próxima edição, que terá lançamento com uma enorme festa em maio. Com 500 páginas de puro Pará, a edição de maio, além de prestar homenagem ao senador Flexa, capa da edição, sua matéria central e integrando-o ao seleto grupo de empresários, políticos e personalidades que já foram cada da revista, terá vários outros temas abordados. Entre eles os 10 anos do Programa Bacana, apresentado por Marcelo Marques e exibido diariamente na RBA TV, onde é líder de audiência.

Agravo
Sob a alegação de “que seu afastamento do cargo foi determinado a partir de um juízo prévio e sumário, que teve por base meras presunções, sem apontar qualquer ato concreto no sentido de que o andamento da instrução processual estivesse sendo prejudicada”, Anuar Alves da Silva (PDT), afastado preventivamente do cargo de prefeito de Canaã dos Carajás pelo juiz da comarca, Lauro Fontes Júnior, pelo período de 60 dias, ingressou no Tribunal de Justiça do Estado do Pará com um Agravo de Instrumento contra a decisão do magistrado.

Perda do objeto
A defesa do afastado prefeito afirma perda do objeto, já que seu afastamento foi determinado baseado em alegações dos representantes do MP de que sua permanência no cargo poderia facilitar a destruição de documentos do contrato firmado para a pavimentação de algumas ruas na cidade, pois todo o contrato já se encontra em poder da justiça, fato que, segundo a defesa, é relevante e possibilita o seu imediato retorno. Como atenuante, a defesa alega que tão logo foi notificado Anuar se apresentou ao juiz e não dificultou o cumprimento da sentença.

Licença médica
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pediu afastamento do cargo, na tarde desta sexta-feira, após participar de uma reunião com o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014. A informação foi confirmada pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo del Nero. O dirigente, informou ainda, que José Maria Marin, vice da Região Sudeste, foi indicado por Teixeira para assumir o cargo de forma interina.

Chuva de gols em Cametá
O Cametá mostrou porque foi o campeão do primeiro turno do Campeonato Paraense e venceu o São Francisco, líder do returno, por 6 a 4, nesta quarta-feira, no Parque do Bacurau, pela terceira rodada do returno. Com o resultado, o Cametá assumiu a quarta posição, com quatro pontos. O São Francisco perdeu a liderança para o Independente por causa do saldo de gols, e soma seis. Na próxima rodada, o Cametá visita o Remo, dia 19, no Baenão. O São Francisco encara o Independente, dia 18, no Colosso dos Tapajós.

Rodada completa
Após o jogo desta quinta-feira, a rodada dará uma pausa até o domingo (11), quando acontecerão dois jogos. O Remo (3º, com 4 pontos) recebe o Independente (1º, com 6 pontos), enquanto o São Raimundo (6º, com 1 ponto) joga em casa contra Águia (5º, com 3 pontos). A rodada será completada na segunda-feira (12) com o clássico entre Tuna Luso (8º) e Paysandu (7º).

Jacundá
Eletromix e Eletro Prêmios, duas lojas de compra premiada de Goianésia do Pará, sudeste do Estado, fecharam as portas. Os donos desapareceram da cidade deixando uma dívida que se aproxima dos R$ 5 milhões, segundo levantamento feito pelos cerca de 500 clientes que se dizem enganados pelos consórcios. Esse “negócio” de compra premiada, pelo que se viu, só anda premiando mesmo os proprietários das mesmas. Seria de bom alvitre que o MP do Pará agisse, antes que outras pessoas sejam lesadas em outros municípios.

ICMBio
O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou atrás da decisão que tomara na véspera e ontem, em novo julgamento, considerou constitucional a lei que criou o Instituto Chico Mendes. No primeiro julgamento, os ministros do STF concluíram que o Congresso havia contrariado a Constituição ao não criar uma comissão especial de deputados e senadores para analisar a medida provisória. A existência dessa comissão passou a ser exigida em 2001.

Insegurança jurídica
Se esse entendimento fosse mantido, 560 MPs poderiam ter sua validade contestada na Justiça, porque também foram votadas sem a análise da comissão, entre elas as que criaram o Bolsa Família, o ProUni e o Minha Casa, Minha Vida. O STF decidiu que o rito da comissão terá que ser cumprido apenas nas MPs editadas a partir de ontem. O recuo foi aprovado por sete votos a dois, mesmo placar da decisão oposta tomada no dia anterior. Alguns juristas criticaram o STF, mas outros o elogiaram, por entender que seria criada uma situação de insegurança jurídica.

Traficante preso
Sebastião Ferreira, apontado como o traficante de drogas mais procurado de Parauapebas estava preso em Augustinópolis, no Estado de Tocantins, por uso de documento falso. Ele foi recambiado para Parauapebas onde responderá por seus crimes. A informação foi dada ontem pelo delegado Antônio Miranda Neto, diretor da 20ª Seccional Urbana de Parauapebas. “Atualmente, Sebastião trazia drogas do Estado do Maranhão para comercializar no Pará, nos municípios da região sudeste do Estado, como Parauapebas, Canaã e Eldorado dos Carajás”, informou Miranda.

Mulher na ANP
No dia internacional da Mulher, e um dia após ter sua indicação para a Agência Nacional de Transportes Terrestres derrotada no Senado, a presidente Dilma Rousseff escolheu Magda Chambriard para ser a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) em substituição a Haroldo Lima, do PCdoB, que deixou o cargo em dezembro.

Mulher de Coragem chora
Em Washington, a primeira brasileira a receber o Prêmio Internacional Mulheres de Coragem, do Departamento de Estado dos EUA, a major Priscilla Azevedo sucumbiu à emoção e chorou ao receber a homenagem da secretária de Estado Hillary Clinton, sob aplausos da primeira-dama Michelle Obama. Priscilla, comandante da primeira UPP do Rio, no Morro Dona Marta, agradeceu às mulheres da comunidade.

Hora do vice. . .
Desafiada pela base aliada, a presidente Dilma Rousseff pediu socorro ao vice Michel Temer, sob o impacto da derrota política sofrida na véspera, quando o Senado rejeitou sua indicação para a Agência Nacional de Transportes Terrestres. Temer foi chamado logo cedo ao Planalto e ouviu da presidente um pedido de ajuda para retomar o diálogo com o Congresso e pacificar a base conflagrada. O ato serviu para enviar aos aliados o recado público de que o objetivo do governo é conversar.

. . . aparar as arestas
No curto prazo, a rebelião terá pelo menos mais um efeito colateral: a votação do Código Florestal, que estava prevista para a semana que vem, está adiada e não acontecerá mais em março. O governo está convencido de que, se a votação fosse realizada na semana que vem, o texto apoiado pelo Planalto seria derrotado. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, admitiu que o governo vive um “momento tenso” na relação com a base aliada.

Aliados?
Questionado por Época sobre o descontentamento de seu partido, o PMDB, com o governo, Jáder Barbalho foi categórico: “Isso aconteceu com Getúlio, Juscelino, Fernando Henrique, Lula e, agora, com a Dilma. Em um governo celestial teria descontentes e isso também aconteceria. O Planalto e o Congresso precisam sempre aprender a se entender”.  Segundo Dora Kramer, colunista política da Folha de S. Paulo, Dilma precisa saber que o negócio não é força, é jeito. Por temperamento, inexperiência, falta de vocação, Dilma diminui os parceiros e infantiliza a relação, ajudada pelos conselheiros.

Privatizar é o caminho?
A Colômbia dobrou a produção de petróleo para um milhão de barris por dia, entre janeiro de 2007 e dezembro de 2011. O incremento de produção (450 mil barris/dia) foi muito próximo ao obtido pelo Brasil (500 mil barris/dia) no mesmo período, o que tornou o país andino a nova estrela petrolífera da região. O aumento da produção ocorreu após a privatização parcial, em 2007, da Ecopetrol, estatal colombiana. As reformas provocaram a renovação do interesse privado no setor, que apresentou níveis recordes de perfuração exploratória em 2010.

3 comentários em “Rapidinhas

Deixe seu comentário

Posts relacionados