Rapidinhas

Continua depois da publicidade

Guerrilha do Araguaia
Com a participação de integrantes dos ministérios da Defesa e da Justiça, da Secretaria de Direitos Humanos e da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, o governo federal retomou, nesta segunda-feira (20), as atividades de campo na região do Araguaia a fim de cumprir decisão da juíza Solange Salgado, da 1ª Vara Federal do Distrito Federal.

Guerrilha do Araguaia II

A decisão atribui à União a responsabilidade, entre outras, de localizar, identificar e entregar os restos mortais dos desaparecidos políticos da guerrilha do Araguaia aos seus familiares. O trabalho de campo se estende até o dia 29 de junho. Os trabalhos serão concentrados no município de São Geraldo do Araguaia,

Xinguara
O projeto de Lei do Poder Executivo que cria o transporte urbano de Xinguara, já chegou à Câmara Municipal local para ser votado. O objetivo do projeto, de acordo com informações do prefeito José Davi Passos, é oferecer conforto e segurança para a população que precisa se locomover diariamente de um lado ao outro da cidade. Outra justificativa é que a cidade cresceu, ganhou novos bairros, e tudo ficou mais longe. Depois de aprovado, o projeto vai entrar em fase de licitação pública.

Plante essa ideia
O Unique Shopping dá mais um passo para contribuir com o meio ambiente e também mexer com a criatividade da comunidade lançando o Concurso Cultural “Plante essa ideia”, que visa estimular nas pessoas o cuidado com o meio ambiente. A competição consiste em receber opiniões da própria comunidade sobre como preservar a região sul e sudeste do Pará.

Plante essa ideia II
Os interessados devem se inscrever no site do Unique até o próximo dia três de julho. Os autores das 15 melhores ideias ganharão uma muda de árvore nativa para plantar em um canteiro localizado no estacionamento do Unique Shopping Parauapebas. Cada nova árvore terá uma placa com a identificação da planta e de quem a plantou.

Seu Didico
O Labirinto Cinema Clube, em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores e ABCOM estará apresentando amanhã (22) o documentário de Chico Carneiro, Seu Didico – paraense velho macho, que mostra a saga de um herói brasileiro vivente dos rios da Amazônia paraense. Entre outras, o documentário trás uma grande reflexão sobre as enormes fronteiras que existem nesse estado/país chamado Pará.

Festival Jeca Tatu homenageia…
Quadrilhas, comidas típicas, brincadeiras e um forró pé de serra trazem um pouquinho do ambiente do homem do campo para nossa cidade. E é isso que a IX edição do Festival Jeca Tatu oferecerá entre os dias 28 de junho e 03 de julho, na Praça de Eventos. O Festival é uma parceria entre Prefeitura Municipal de Parauapebas e Liga Das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup).

Jackson do Pandeiro
Este ano o Festival homenageará Jackson do Pandeiro, cantor e compositor de forró e samba, trazendo marcas de sua obra e vida para o Museu e a Casa da Roça, com a gastronomia e o dia a dia do homem nordestino, que poderão ser apreciados pelos presentes ao som de músicas tradicionais e forró pé de serra com artistas locais. 22 quadrilhas disputarão uma premiação de 20 mil reais, que será distribuída entre as categorias de salão, caipira do grupo A e grupo B e mirim. Este ano haverá eliminatórias no domingo, 3, na final, sendo que 2 quadrilhas de cada categoria irão concorrer ao prêmio.

Visita
Quem esteve visitando Parauapebas na última semana foi o ex-secretário de finanças de Parauapebas Dr. Welney Lopes de Carvalho. Durante sua estada, para rever amigos, como não podia deixar de ser, Welney conversou muito sobre a política local com lideranças municipais e velhos aliados. Parece que quem toma a água do “pebinha”, com o perdão da redundância, volta e meia volta!

Vacina
A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. Em Parauapebas a meta é vacinar 17.542 crianças menores de 5 anos. Até agora 14.061 já receberam a sua dose de proteção contra a doença. Os pais que ainda não levaram seus filhos para tomar a vacina contra a poliomielite devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua casa. Essa estratégia é fundamental para garantir a erradicação da doença.

Deixe seu comentário

Posts relacionados