Propriedades rurais de São Félix do Xingu vão receber diagnóstico técnico

O documento reúne informações socioeconômicas e produtivas, cuja relação servirá para compor um panorama completo das propriedades, o que dará subsídio ao direcionamento da assistência técnica

Continua depois da publicidade

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) vai entregar um diagnóstico completo de propriedades a 40 agricultores que tiveram a inscrição efetivada no município de São Félix do Xingu, no sul do Pará. O documento reúne informações socioeconômicas e produtivas, cuja relação servirá para compor um panorama completo das propriedades, o que dará subsídio ao direcionamento da assistência técnica, como implantação de viveiros e tecnologias com sistemas agroflorestais, entre outras ações de campo.

A ação faz parte do Programa “Territórios Sustentáveis” (PTS), que vem realizando ações, como assistência técnica e qualificação de produtores rurais, para melhorar a produtividade e também reduzir os impactos ambientais. Segundo Elizamar Pupio, coordenadora das ações do TS na região do Xingu, o diagnóstico engloba dados diversos, incluindo a parte produtiva, social, ambiental e econômica.

“Isso servirá para direcionar o plano produtivo da propriedade, próximo passo a ser trabalhado pela Emater junto aos agricultores inscritos no TS”, explica.

Segundo ele, além dos diagnósticos, serão entregues também 56 Cadastros Ambientais Rurais (CARs) e 33 documentos PRA/Prada: Programa de Regularização Ambiental e Projeto de Recomposição de Áreas Alteradas e Degradadas. O CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais.

Já o PRA é o conjunto de ações ou iniciativas a serem desenvolvidas por proprietários e/ou possuidores rurais com o objetivo de adequar e promover a regularização ambiental. O Prada é o instrumento em que o proprietário ou possuidor de imóvel rural mostra o que vai fazer para adequar seu imóvel ao Código Florestal.

Isso inclui o detalhamento sobre como será feita a restauração das áreas degradadas da propriedade, nos casos em que é necessário. De acordo com Cleide Amorim, presidente da Emater, essa é a etapa mais importante desta primeira fase do processo, porque é a entrega efetiva de resultados, que incluem, pela Emater, entrega de CAR, Prada, e também os diagnósticos das propriedades inscritas.

“É importante ressaltar o trabalho de mobilização dos técnicos juntos aos agricultores no que diz respeito à conscientização ambiental, quando o agricultor pode trabalhar, se desenvolver, sem precisar derrubar uma árvore”, destaca Cleide Amorim.

Ela observa que, para reforçar o apoio aos técnicos na elaboração do plano produtivo dos agricultores, a Emater entregou equipamentos para as atividades das equipes na região do Xingu. São 12 notebooks e 12 GPS.

Em agosto deste ano, a Emater já havia entregado 16 veículos, sendo 14 caminhonetes e dois sedãs. O projeto Territórios Sustentáveis é um dos pilares do Plano Estadual Amazônia Agora, do governo do Pará, com coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável no campo.

Além da Emater, compõe o plano o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

(Tina Santos – com informações da Agência Pará)

Deixe seu comentário

Posts relacionados