Parauapebas

Projeto cria a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Depois da implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o próximo passo para a expansão do conhecimento acadêmico no Estado é a criação da Universidade Federal do Sul …

Depois da implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o próximo passo para a expansão do conhecimento acadêmico no Estado é a criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Segundo a Vice-Reitora da UFPA , professora Regina Feio, a nova  Academia representa um compromisso com a educação.

Em Parauapebas,  haverá um centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Meio Ambiente.

Regina conta que o projeto para a nova Universidade será entregue à  Governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, e,  posteriormente,  ao Presidente Lula. “Caso seja aprovada a proposta, será a segunda universidade criada no Estado nesta gestão presidencial. Isso demonstra sensibilidade por parte do atual governo no que diz respeito a investimentos em educação”, ressalta a Vice-Reitora.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará terá quatro campi, são eles: Marabá, Xinguara, Rondon do Pará e Parauapebas. A Instituição será de médio porte, abrigará um total de 53 cursos, sendo 38 em Marabá, 5 em Xinguara, 5 em Rondon do Pará e 5 em Parauapebas.

Com a criação da nova Universidade,  serão ofertadas, aproximadamente, 2045 vagas para graduação e estima-se a contratação de 576 professores.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Um comentário em “Projeto cria a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

  1. Helder Rodrigues Responder

    Tive a felicidade de nascer em uma terra rica e de grande potencial.
    Mas, também de grandes gestores corruptos e egoístas, que não se importam com a melhoria da qualidade de vida e da educação do nosso Pará.
    Qualidade de vida se inicia na educação do individuo, dando assim oportunidade para que ele possa trabalhar e ter uma vida digna.
    O que adianta Sr.Governadora você exigir que as grandes empresas aqui instalada em nosso Estado, contrate mão de obra local ?
    Nós não temos formação! Você não nos deu oportunidade de cursar uma Faculdade de Engenharia, Mineração, Siderurgia etc.
    Então essas vagas serão ocupadas por pessoas de outros estados onde a educação acadêmica é tratada com seriedade.
    Nós do Sul e Sudeste do estado não temos somente riquezas minerais para ser lapidadas; Existem pessoas.
    Temos fome de cultura.

Deixe seu comentário