Marabá

Professor da UNB ministra aula magna na Escola do Legislativo em Marabá

Para dar início às atividades da Escola do Legislativo de Marabá (Elmar), a Câmara Municipal convidou o renomado professor Antônio José Barbosa, doutor em História pela Universidade de Brasília e professor do Departamento de História da UNB (Universidade de Brasília). Com cerca de 350 estudantes na plateia e dezenas de educadores, ele ministrou uma aula magna que encantou não apenas os alunos, mas também os professores presentes.

Professor Antônio José Barbosa

O evento ocorreu no Plenário do Poder Legislativo e contou com a participação de várias autoridades, entre elas o presidente da Câmara Municipal, Pedro Corrêa Lima; Rodrigo Botelho, conselheiro da Subseção da OAB-PA; Rafael Laredo, do Tribunal de Contas do Estado; Adenilson Godinho, do Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará; Orlando Morais, secretário municipal adjunto de Educação; Fábio Rogério Gomes, diretor de Ensino Urbano da SEMED; Gabriela Silva, diretora da Escola do Legislativo;

Fábio Rogério enalteceu os professores e alunos da rede municipal que participam dos projetos da Escola do Legislativo de Marabá e esforço pessoal da diretora Gabriela Silva, da Elmar. “Nós, professores, temos uma grande missão, que é possibilitar que vocês, adolescentes e jovens se tornem homens e mulheres do bem. Esse projeto tem o caráter transversal e perpassa várias disciplinas. Daqui a 10 anos, o protagonismo será de vocês e não das pessoas que estão nesta mesa”, profetizou.

Orlando Lima de Morais, secretário adjunto de Educação, citou uma a uma as dez escolas participantes do Projeto e elogiou e disse que a SEMED abraçou o Constituição em Miúdos e o projeto Vereador Mirim porque têm uma causa nobre. Ele prevê que a tendência é que mais escolas fação adesão, porque mobiliza os jovens a entenderem seus direitos e seus deveres, podendo ajudar na melhoria da sociedade. “A aula que vocês terão aqui é nobre. Vamos levar para dentro de nossas escolas o que será discutido neste dia”, clamou.

Gabriela Silva revelou ser uma apaixonada pela educação cidadã e considerou que trabalhar na educação “é carregar água na peneira”. Mostrou sua gratidão ao presidente Pedro Corrêa pela atenção e carinho que tem dado aos projetos da Elmar e disse que ao completar quatro anos de atividades, a Escola do Legislativo contribui para fortalecer a imagem da Câmara não apenas em Marabá, mas em outras regiões do Estado e do País. “Acredito no futuro em que a educação cidadã formará cidadãos críticos”, destacou.

O presidente Pedro Corrêa disse que o crescimento da Escola do Legislativo é irreversível e que a aula magna desta quinta-feira representa “um momento de aprendizado para nós, político. Estamos muito felizes pela presença ilustre do Dr. Antônio Barbosa, que mostrou-se encantado com Marabá e com a estrutura do Poder Legislativo de nossa cidade”.

Corrêa elogiou o papel da OAB em Marabá e sua participação afinada com o Poder Legislativo. Disse que a Gabi (Gabriela Silva) é muita entusiasmada, estimula a todos que trabalham na Casa para tocar os projetos da Escola do Legislativo. “Ele tornou-se tão grande e importante que a Escola do Legislativo ganhou um prêmio nacional em Curitiba”, elogiou.

Por fim, o presidente demonstrou sua indignação em relação ao que ocorreu em Suzano e disse que é preciso fazer reflexões. “Aquele massacre é fruto da intolerância, que se espalha por toda a sociedade. Precisamos estar vigilantes para comportamentos anormais, para que evitemos tragédias dessa natureza. Os projetos da Escola do Legislativo de Marabá ajudam a diminuir a intolerância”, sustentou.

Professor Doutor Antônio José Barbosa, com voz grave e aveludada, fez um passeio pela História do Brasil e conseguiu o silêncio e a atenção dos estudantes e educadores. Ele mostrou que é preciso voltar ao passado para buscar elementos e compreender a realidade de hoje. “Historiador não é juiz, não está aqui para fazer julgamento das pessoas. Ao remexer com passagens de nosso passado, podemos entender o Brasil que temos hoje”, disse.

No final do evento, Gabriela Silva e o presidente Pedro Corrêa entregaram um certificado da Câmara Municipal de Marabá ao palestrante.

Ulisses Pompeu – de Marabá

Deixe seu comentário