Em 2010 o Judiciário paraense recebeu 98.982 processos e julgou 166.077, baixando o volume em estoque de ações ajuizadas nos anos anteriores. Resultados apontam índice de 167% de cumprimento da Meta 1
O Conselho Nacional de Justiça destacou, em seu Portal, o desempenho do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) no cumprimento da Meta 1 estabelecida para este ano de 2010. A Justiça paraense está em primeira colocação entre todos os 27 tribunais estaduais brasileiros, tendo julgado 166.077 processos diante dos 98.982 distribuídos em 2010. A Meta 1 estabelece o julgamento de quantidade igual à de processos de conhecimento, distribuídos em 2010 e parcela do estoque. Em termos percentuais, o quadro de avaliação do TJPA aponta o cumprimento da meta em 167,79%.
Para a juíza Kátia Parente Sena, auxiliar da Presidência do TJPA, os números refletem o esforço dos juízes e servidores da Justiça do Pará, sendo a primeira colocação um reconhecimento do engajamento de todos que trabalham no Judiciário paraense por uma Justiça mais célere e mais acessível à sociedade, apresentando respostas aos jurisdicionados que fortalecem ainda mais a credibilidade do Poder Judiciário.
Conforme informações disponibilizadas pelo CNJ, estão conseguindo cumprir a Meta 1 de julgar o mesmo número de processos ingressados em 2010 e parcelas de estoque de ações ingressadas em anos anteriores, os tribunais de Justiça de Sergipe (TJSE), que cumpriu o percentual de 158,58% da Meta, com 93.950 processos julgados, dos 59.245 distribuídos, ficando em segundo lugar; do Amazonas, que ficou em terceiro lugar com 111,11% da meta cumprida; do Rio Grande do Sul, em quarto lugar com 107,79%; e do Piauí, com um percentual de 102,91%.
Seminário Justiça em Números
A juíza Kátia Sena, juntamente com a coordenadora de Estatísticas do TJPA, Karla Loren, seguem nesta terça-feira para Brasília, para participarem do Seminário Justiça em Números que está sendo organizado pelo Conselho Nacional de Justiça. No evento será debatido o papel dos dados estatísticos como instrumento de planejamento e gestão judiciais revelados pelo relatório Justiça em Números. O seminário ocorrerá nos dias 23 e 24 de setembro, no auditório da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), em Brasília. A abertura, às 9h, será feita pelo ministro Cezar Peluso, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a programação Cinco representantes de quatro organismos internacionais estarão presentes ao encontro para troca de experiência e também para repassar informações úteis de como dados estatísticos, em qualquer setor de atividade, são importantes para o planejamento e a melhoria dos serviços. Com o tema Estatísticas judiciais como instrumento de aprimoramento do Judiciário Norte-Americano, a palestra de abertura será proferida por Mary Campbell McQueen, presidente do NCSC, National Center for State Courts, órgão americano com as mesmas atribuições do CNJ.
O objetivo é debater os dados do relatório; aumentar o nível de conhecimento de sistemas estatísticos judiciários nacionais e internacionais e seus principais indicadores; além de garantir o intercâmbio, o debate e a troca de experiências entre os operadores de estatísticas judiciais e avaliar o estágio de cumprimento das Metas Prioritárias do Judiciário de 2010 e os instrumentos de coleta dessas informações.
Os resultados da pesquisa Justiça em Números foram divulgados pelo CNJ na semana passada e coloca o Pará como um dos tribunais com menor taxa de congestionamento, superando em muito os resultados da pesquisa divulgada em 2009. O Pará saiu da quinta pior colocação para a quinta melhor posição entre os tribunais estaduais, julgando mais da metade (51,5%) dos processos que deram entrada na Justiça de 1º grau.
Fonte: Site TJPA
[ad code=5 align=center]