Polícia Federal realiza operação para investigar comércio ilegal de armas no interior do Pará

Investigados estariam falsificando laudos psicológicos para inserção em processo de aquisição de armas em Tucuruí e Marabá.

Continua depois da publicidade

A Polícia Federal deflagrou a Operação Laverna, nesta quarta-feira (25), com o objetivo de apurar a prática de crimes de associação criminosa e de falsidade ideológica na elaboração de laudos psicológicos falsos, para inserção no sistema da Polícia Federal (SINARM), que regula a aquisição, porte, renovação e transferência de arma de fogo.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo três em Tucuruí e um em Marabá, ambos os municípios são do sudeste do Pará.  Segundo a PF, o esquema criminoso era voltado para simulação ou falsificação de requisitos previstos no art. 4º da Lei nº 10.826/2003  do Estatuto do Desarmamento.

Comprovada a falsidade dos laudos de avaliação psicológica, aumentam os indícios de que outros requerimentos intermediados pelos suspeitos também tenham sido baseados em documentos falsos.

Os investigados, caso sejam condenados, estarão sujeitos a penalidades que variam de dois a seis anos de reclusão e multa. O nome da operação faz alusão à deusa romana dos ladrões, trapaceiros e do mundo inferior.