Polícia Federal deflagra Operação Malacoda em Bujaru

O prefeito, a primeira-dama e a filha são acusados de participar de esquema criminoso envolvendo fraude na aquisição de merenda escolar

Continua depois da publicidade

A Polícia Federal no Pará deflagrou, na manhã desta quarta-feira hoje (25), a Operação Malacoda com o objetivo de investigar o recebimento de propina e fraudes no uso de verbas federais destinadas à merenda escolar no em Bujaru, município da Região Metropolitana de Belém. As investigações indicam o envolvimento do prefeito Jorge Sato e das secretárias de Educação e Finanças, filha e esposa do gestor, respectivamente, em atos de corrupção. Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas sedes da prefeitura, nas duas secretarias de Educação e Finanças e na casa dos investigados.

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1º Região, que também determinou o afastamento do cargo dos envolvidos, apontados como participantes de esquema criminoso que envolve possíveis fraudes em processo licitatório destinado a contratação de empresa de fornecimento de merenda escolar, envolvendo verba federal do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Malocada 1

Além do direcionamento do certame para determinadas empresas, há provas de recebimento de propina pelos agentes públicos. Os investigados também serão ouvidos a fim de prestarem esclarecimentos sobre os fatos em apuração. O nome Malacoda é inspirado no livro Inferno da Divina Comédia de Dante Alighieri. Malacoda era o demônio responsável por impedir que as almas corruptas escapassem do local de punição.

Fonte: Polícia Federal