PMDB lança convenções zonais em Belém

Continua depois da publicidade

O PMDB de Belém começa na próxima segunda, 16, uma série de convenções zonais que tem como objetivo eleger membros titulares e suplentes do Diretório Municipal e da Comissão de Ética e Disciplina Municipal do partido. O encontro também vai ouvir a população para colher opiniões e necessidades de cada bairro ou distrito. Esse conjunto de ideias será usado na elaboração de um plano administrativo que servirá como referência para a gestão municipal nos próximos quatro anos. Qualquer morador da capital paraense pode participar do evento. O primeiro encontro será realizado em Icoaraci.

A Convenção Zonal é o órgão máximo de deliberação do Partido na Zona Eleitoral. Acontecem apenas nas capitais e nos municípios com mais de uma Zona Eleitoral que possuem Diretórios Zonais organizados nestas ou em Comissões Provisórias. Em Belém, as convenções zonais estão sendo convocadas pelo deputado federal José Priante, presidente do Diretório Municipal do PMDB. ““É o distrito mais próximo de Belém, tem um número expressivo de habitantes, apresenta grande potencial econômico, e mesmo assim não recebe da prefeitura a atenção que merece”, explica Priante.

As Convenções Zonais e os demais órgãos desse nível formam a organização de base do Partido. Todos os eleitores filiados ao PMDB por mais de seis meses têm direito a voto. “É também uma forma de manter o PMDB perto do povo, onde realmente é o lugar do partido”, reitera Priante. A festa da democracia em Icoaraci será na sede do Pinheirense Esporte Clube. Grupos folclóricos, roda de capoeira, grupos de pagode e música eletrônica vão animar o encontro.

Para que realizar Convenções Zonais?
As convenções zonais fazem parte dos preparativos do PMDB para as eleições de outubro. Os dirigentes eleitos terão a missão de fortalecer a presença do partido em todos os bairros e distritos de Belém. Caberá a eles ouvir as reivindicações dos moradores, levantar os principais problemas e apresentar à direção do partido informações que irão subsidiar a elaboração do Plano de Governo do PMDB para Belém.

“Chegou a hora de ir pros bairros, ruas, vilas e passagens da cidade ouvir a população, aproveitar essa grande criatividade das pessoas de Belém e juntar num grande projeto de melhoria da cidade. Principalmente para dar esperança e levar oportunidades a famílias e jovens da periferia tão excluída de políticas de inclusão. Essa é a ideia e vai ser ação destas convenções zonais: unir forçar para fazer um grande movimento de recuperação da cidade“, defende José Priante.

O resultado final do debate será entregue em cartilha aos candidatos do partido que irão concorrer à prefeitura e à Câmara Municipal. “Nós conhecemos muito bem os problemas de cada bairro ou distrito de Belém, mas queremos nos aproximar ainda mais dos moradores, debater com eles os problemas e discutir soluções”. Com a eleição dos dirigentes zonais, prevista pela legislação eleitoral, cada bairro terá voz e voto dentro do PMDB. Assim o PMDB será a voz de cada bairro. Unindo essas vozes, seremos mais fortes para disputar as eleições”, acredita Priante.

Voz e vez ao Povo
Tanto quanto eleger titulares e suplentes, o PMDB quer ouvir a população. “Estaremos nos bairros para ouvir as pessoas e quanto mais moradores somarem ao projeto melhor será para Belém.”, reitera o presidente do Diretório Municipal do PMDB, deputado federal José Priante. A ideia do partido é elaborar um plano de gestão para a cidade a partir das necessidades reais dos moradores de Belém. “Daí a importância de que os moradores, filiados ou não, compareçam em massa e exponham suas ideias, suas queixas e reclamações. Que, como sabemos, são muitas”, complementa Priante.

Ouvir a população de Belém é também a aposta do PMDB para retomar um processo de crescimento para a cidade. “Belém vive uma espécie de paralisia que já dura 15 anos. Isso é muito tempo para uma cidade do porte de Belém. Os estragos disso vão ser sentidos por muitos e muitos anos. Muito pouco foi feito, a cidade não sente grandes transformações. É como se vivêssemos isolados da história e dos avanços do Brasil e do mundo. Temos que colocar isso no centro do debate e buscar alternativas para rompermos com a estagnação e retomar a força de Belém”, considera Priante.

No total, onze convenções zonais serão realizadas pelo PMDB, na capital paraense. A estimativa é que cerca de duas mil pessoas participem da primeira, no próximo dia 16, em Icoaraci. A entrada é franca e, apesar de realizada em Icoaraci, qualquer morador de Belém pode participar da convenção.

SERVIÇO
1ª Convenção Zonal do PMDB
Local: Sede do Pinheirense Esporte Clube, Icoaraci
Data: 16 de abril/2012
Início: 19h
Atrações: Grupo Folclórico Paramazon, Grupos de Pagode e Tecnobrega, aparelhagens locais.
Entrada gratuita

Fonte: ASCOM PMDB-PA

Deixe seu comentário

Posts relacionados