A Polícia Militar do Pará recuperou uma motocicleta roubada, apreendeu outras três e conduziu dois suspeitos à Delegacia de Polícia Civil durante uma ação realizada na madrugada desta segunda-feira (9), após uma sequência de assaltos registrados em Ourilândia do Norte e Tucumã, no sul do Estado.
A ocorrência foi atendida por uma guarnição do 36º Batalhão da PM, subordinado ao CPR XIII (São Félix do Xingu), durante serviço operacional de 24 horas. Por volta de 0h10, os policiais foram avisados pelo Núcleo Integrado de Operações (NIOP), após a informação de dois roubos cometidos em curto intervalo de tempo, com características semelhantes.
O primeiro crime ocorreu nas proximidades da Vila da Vale, onde uma mulher teve sua motocicleta Honda Pop, de cor vermelha, roubada quando chegava à residência. Segundo relato da vítima, dois homens encapuzados, em uma motocicleta Honda Fan 160 preta, armados, anunciaram o assalto e fugiram levando o veículo.
Pouco depois, um segundo roubo foi registrado nas imediações do Giro da Avenida das Nações, em um minishopping. Outra mulher foi abordada por dois suspeitos em uma motocicleta com as mesmas características, que subtraíram uma bolsa contendo documentos, cartões e um aparelho celular.
Diante das informações, a guarnição intensificou o policiamento em pontos estratégicos. Na PA-279, nas proximidades de um posto de combustíveis, sentido de Tucumã, os policiais avistaram várias motocicletas trafegando em comboio. Ao perceberem a presença da viatura, os condutores se dispersaram em diferentes direções.
Durante o acompanhamento a uma Honda Pop vermelha — compatível com as características da moto roubada — o condutor perdeu o controle do veículo e caiu. O suspeito, um adolescente de 16 anos, sofreu lesões decorrentes da queda e foi contido pelos policiais, sendo necessário o uso de munições de elastômero (balas de borracha) calibre 12 para garantir a segurança da equipe e do próprio abordado. A motocicleta foi confirmada como sendo a mesma roubada minutos antes.
Em conversa com a guarnição, o adolescente indicou um imóvel no bairro Palmeira 1, em Tucumã, onde, segundo ele, as motocicletas roubadas eram escondidas para posterior repasse a um receptador. Com apoio de uma guarnição da PM de Tucumã, os policiais seguiram até o endereço indicado.
No local, o portão estava entreaberto e, durante a entrada das equipes, dois suspeitos conseguiram fugir pelos fundos da residência, que dá acesso a um terreno baldio. Apesar das buscas, eles não foram localizados.
Dentro do imóvel, os policiais encontraram quatro motocicletas — uma Honda Bros 160 preta, uma Biz vermelha, uma Shineray cinza e a Honda Pop recuperada — além de dois simulacros (imitações) de arma de fogo tipo pistola, roupas supostamente usadas nos assaltos e objetos das vítimas, como bolsa, cartões e celular. Orlando Souza da Silva, de 18 anos, apontado como envolvido nas ações criminosas, foi localizado e detido no interior da residência.
Todo o material apreendido, as motocicletas e os dois suspeitos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Tucumã, onde o caso segue sob investigação.
(Com informações do repórter Jucelino Show, de Tucumã)







