PC desarticula associação criminosa que agia em Tucuruí e prende 14 suspeitos em dois estados

A ação faz parte da terceira fase da Operação “Perfídia”, de combate ao tráfico de drogas e outros crimes. Durante a operação, também foram cumpridos 17 mandados de buscas e apreensão

Continua depois da publicidade

Na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Civil do Pará deflagrou a terceira fase da Operação “Perfídia“, com o objetivo de desarticular e prender os líderes de uma associação criminosa de tráfico de drogas que agia em Tucuruí, no sudeste do estado. Essas lideranças seriam as responsáveis pela gestão financeira da organização criminosa.

A operação foi coordenada pelo delegado Robson Mendes e contou com a participação de equipes de investigadores da 15ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Tucuruí, com o apoio do superintendente da 9ª Superintendência Regional do Lago de Tucuruí, delegado Tiago Mendes, e equipe, bem como pelas equipes das delegacias de Goianésia do Pará, Pacajá, Novo Repartimento, Breu Branco e Jacundá.

Em Tucuruí, foram dados cumprimentos a sete mandados de busca e apreensão em residências e oito mandados de prisão preventiva. Também foram cumpridos três mandados de prisão preventiva na cidade de Natal (RN) e quatro mandados de prisão preventiva e um de recaptura na cidade de Apuí (AM).

Alguns dos mandados foram cumpridos no presídio de Americano, em Santa Isabel, região metropolitana de Belém. Ao todo, foram presas 14 pessoas.

Segundo o superintendente da Região dos Lagos, a operação foi muito exitosa, com a prisão de quase todos os acusados, incluindo as lideranças da associação criminosa. “Conseguimos prender os principais líderes do tráfico de entorpecentes do município de Tucuruí. O combate ao crime de tráfico de entorpecentes reflete em outros tipos de crime, como furto, roubo e homicídios por execução. Então, a ação foi uma efetiva resposta à sociedade“, frisou Tiago Mendes.

Durante os cumprimentos dos mandados de busca e apreensão foram encontrados e apreendidos uma barra de 300g de óxi, duas balanças de precisão, a quantia de R$ 1.404,00 em espécie e 17 aparelhos celulares. Os presos que ainda não estavam custodiados serão encaminhados ao presídio e ficarão à disposição da justiça.

“Esta é mais uma ação da Polícia Civil, ratificando o compromisso com a sociedade no combate à criminalidade”, afirma o superintendente.

Na operação foram presos: Jorge Evangelista da Silva (preso no presídio de Tucuruí); Anilton da Silva Rodrigues (preso em Natal); Diolenio do Nascimento Gomes (preso em Apuí – 05 mandados); Ronilton Gonçalves de Souza (preso no presídio Americano); Abel Josefson da Silva Rodrigues (preso em Natal); Jheymison Alves Rodrigues (preso em Natal); Douglas Alexandre Braz dos Santos (preso em Tucuruí); Rafael Carmo de Oliveira (preso em Tucuruí); Raquel Gouveia Paiva (presa em Tucuruí); Claiowton Marçal Saraiva (preso em Tucuruí); Euzirene Pereira da Silva (presa em Tucuruí); Nivaldo Aparecido Luso Silva (preso no presídio Tucuruí); Francisca Silva dos Santos (presa em Tucuruí); e Flávio Souza dos Santos (preso no presídio de Americano).

Tina DeBord