Parceria entre e Embrapa e Sebrae leva tecnologias ao EEITS em Marabá

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Marabá recebe nos dias 21 e 22/10 o Encontro Estadual de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (EEITS), promovido nacionalmente pelo Sebrae, por ocasião da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2015. A Embrapa Amazônia Oriental participa ativamente desta programação com nove palestras sobre diversos temas, tendo como foco o desenvolvimento do agronegócio e da agricultura familiar na região sudeste do Pará.

A Embrapa atua em 21 municípios da região, direta e indiretamente, por meio do Núcleo de Apoio a Pesquisa e Transferência de Tecnologias do Sudeste Paraense (NAPT-Sudeste Paraense), localizado em Marabá.

Segundo Daniel Mangas, supervisor do NAPT em Marabá, a proximidade com o Sebrae tem fomentado o agronegócio na região e visa ainda a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares. Ele explicou que desta parceria, aliada às demandas recebidas do setor produtivo local, foram elencados os diversos temas para a participação no EEITS 2015, em Marabá.

Ao todo, nove palestras serão ministradas pela Embrapa, na sede do Senai de Marabá, que abrigará o evento.  No dia 21 os temas serão pimenta-do-reino, bovinocultura, açaí irrigado em terra firme, e ainda valoração e prospecção tecnológica. Já no dia 22 serão duas participações, com palestras sobre o cultivo de cupuaçu resistente à vassoura de bruxa e Sistemas Agroflorestais (SAFs) com uso de fruteiras.

De acordo com o Sebrae, o objetivo da EEITS é levar conhecimentos sobre negócios aos empresários e potenciais empresários e novos empreendedores, além do fomento à cultura da inovação, ao desenvolvimento tecnológico e à inserção das dimensões da sustentabilidade na gestão dos pequenos negócios.

O público alvo da programação é composto por microempreendedor individual; micro empresário; empresário de pequeno porte; produtor rural; acadêmicos; entusiastas de startups; programadores; investidores; empresas incubadas.