11º Prêmio Sebrae de Jornalismo tem como tema “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”

As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de junho. Concorrem as categorias Texto, Áudio, Vídeo, Foto e, este ano a categoria especial Jornalismo Universitário

Continua depois da publicidade

Com a presença da jornalista Jecyone Pinheiro, analista de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Belém, foi lançado, nesta quinta-feira (16), em Marabá,  o 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo, que este ano tem como tema central “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”. O lançamento ocorreu em meio a um café da manhã que teve a presença de profissionais de todos os meios de comunicação locais.

Aurilene Silva, gerente regional do Sebrae Carajás, abriu o evento dando as boas-vindas aos profissionais de Imprensa e destacando a importância do jornalista “tanto para o empreendedorismo quanto de forma geral, para o Brasil, como um todo”.

“O trabalho de vocês é muito bacana, é muito digno, e nós aqui do Sebrae, através do Prêmio Sebrae de Jornalismo [fazemos isso], como uma forma de valorizar vocês, uma forma de premiar e mostrar mais ainda o trabalho de vocês, inclusive, e em especial o empreendedorismo, que é o nosso foco”, destacou. 

Pinheiro disse que o principal objetivo da premiação é mostrar a importância dos pequenos negócios, lembrando que, na pandemia de covid-19 foram os pequenos negócios que seguraram a economia no país.  “93,5% dos empregos de carteira assinada são de pequenos negócios,” enfatizou. “Ou seja, sem os pequenos negócios, o país quebra”.

O prêmio

O 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhecerá matérias que melhor abordem o tema “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”, considerando os diversos aspectos relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil, como os listados a seguir: Empreendedorismo; Produtividade e Competitividade; Inovação e Startups; Inclusão Produtiva e Sustentabilidade; Transformação Digital; Políticas Públicas e Legislação; Estímulo ao consumo nos pequenos negócios; e Acesso a crédito. As inscrições vão até 3 de junho de 2024.

Etapas

  • Etapa Estadual do júri: julho de 2024;
  • Eventos de premiação da Etapa Estadual: a critério de cada UF, até agosto;
  • Etapa Regional do júri: agosto de 2024;
  • Etapa Nacional do júri: setembro de 2024;
  • Evento de premiação nacional: novembro de 2024.

Categorias

  • Texto: Melhor matéria publicada em veículos impressos, jornais ou revistas, ou em portais, sites de notícias e blogs (projetos jornalísticos digitais em geral).
  • Áudio: Melhor conteúdo veiculado em emissoras de rádio sediadas no Brasil ou para o melhor podcast veiculado em plataformas de streaming.
  • Vídeo: Melhor conteúdo veiculado em canais de televisão ou vídeos publicados em canais de jornalismo nas plataformas digitais.
  • Foto: Melhor foto ou sequência de fotos publicadas em matéria de veículos impressos, jornais ou revistas, ou sites de empresas jornalísticas.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo deste ano tem uma categoria especial. Intitulada Jornalismo Universitário, abrange o melhor conteúdo jornalístico (nas modalidades Texto, Áudio, Vídeo ou Foto) que tenha sido desenvolvido por universitários durante o curso de graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo.

Inscrições

As inscrições para o 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo podem ser feitas no site da premiação, onde consta também o regulamento. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail premiodejornalismo@sebrae.com.br.

(Eleutério Gomes, de Marabá)